Sua carreira é um Grand Prix – saiba como ser o vencedor

Você está à frente na corrida profissional ou está ficando para trás, com risco de ser ultrapassado por seus rivais? Se a sua carreira estagnou, ou na melhor das hipóteses, você está preso em marcha lenta, é hora de fazer algo sobre isso. Quando as luzes ficam verdes, é hora de pesar o pé e acelerar. A busca por um papel de liderança é como correr na Fórmula 1. Em cada Grand Prix, você compete com concorrentes de alto desempenho e nenhum deles está disposto a abrir caminho. Cada um de seus rivais quer tanto quanto você ser o primeiro a cruzar a linha de chegada. Se você tem as habilidades, experiência e um grande motor, poderá trilhar seu caminho até a chegada sem grandes dificuldades. Mas se você mostrar qualquer fraqueza, ou a falta de uma vantagem competitiva, será deixado para trás. A menos que invista em seu desenvolvimento de carreira e se concentre nisso, seus rivais irão simplesmente desaparecer no horizonte.

Coloque-se na 1ª posição
Em corridas de grande prêmio, os melhores pilotos - aqueles com os melhores currículos - inevitavelmente, têm os carros mais confiáveis e rápidos. Isso lhes dá uma vantagem sobre todos os outros e uma chance muito maior de ganhar a corrida. O mesmo se aplica no mundo dos negócios, onde os profissionais com o melhor histórico de carreira - em termos de habilidades, experiência, tomada de decisão e retorno sobre o investimento - são os primeiros colocados para as melhores ofertas de emprego e papéis de liderança. Para colocar-se na pole position para uma função sênior, você precisa fazer um esforço para construir um bom CV ao longo dos anos. Este processo começa quando você entra no local de trabalho e vai conquistando espaço e posições. Se você investir no seu próprio desenvolvimento desde o início, e mostrar aos empregadores a que veio, você pode, desde cedo, estar em 1º lugar na sua vida profissional.

O que você precisa para progredir?
Então, o que você precisa fazer para chegar à frente? Quais habilidades e capacidades são necessárias para impressionar potenciais empregadores? Para ter sucesso neste Grand Prix, listamos alguns atributos importantes para ajudá-lo a ser o vencedor:

1. Talento nato
Equipes de corrida querem pilotos com velocidade natural, controle e instinto; o tipo de qualidades que simplesmente não se pode ensinar. Para os trabalhos de liderança, os empregadores procuram inteligência, discernimento, capacidade de tomada de decisão e carisma. Muitas destas características são inatas. Você pode desenvolver e melhorá-las por meio do trabalho duro e dedicação, mas a capacidade nata é uma grande vantagem.

2. Um grande motor
Carros de Fórmula 1 não chegam a lugar nenhum sem um motor potente e confiável. Da mesma forma, os líderes empresariais precisam ter autoridade e grande resistência. Eles trabalham longas horas sob quantidades significativas de pressão. Profissionais de alto nível precisam ter firmeza, poder e uma natureza resiliente.

3. Peças de alta qualidade
Os melhores carros de F1 têm um design simples e peças de alta qualidade. Da mesma forma, os melhores profissionais precisam ter conhecimentos avançados e especializados, além de uma marca pessoal forte. Eles têm qualidades que poucos profissionais podem combinar.

4. O combustível
Se um carro de corrida fica sem combustível, ele sofre uma parada, forçando o piloto a desistir da disputa. O mesmo se aplica aos profissionais sem motivação, ambição, confiança ou ideias. Se você perde o brilho nos olhos – no caso, o seu combustível, dificilmente será cotado para um papel de liderança.

5. Capacidade de julgamento
Pilotos de corrida precisam de inteligência para traçar e executar a estratégia, identificar riscos e oportunidades, e tomar a decisão correta em situações difíceis. Assim como líderes de negócios, eles têm que ter boa capacidade julgamento. Se tudo isso falhar, profissionais de alto nível devem confiar em si mesmos para fazer as escolhas certas.

6. Bravura
Ao volante de um carro de Fórmula 1, em muitos momentos, os pilotos têm que avançar sem uma visão completa dos adversários na pista – o popular, ponto cego. Eles arriscam e seguem em frente, confiando na experiência que os levou até ali. A situação é mesma para pessoas que se encontram em posições de liderança. Não raro é preciso assumir riscos calculados para ganhar uma vantagem.

7. Apoio
Por trás de todo grande piloto de corrida há uma equipe dedicada e altamente qualificada de especialistas, incluindo mecânicos, engenheiros, designers, estrategistas e analistas. Cada escuderia investe muitos milhões por ano, criando o melhor carro possível e maximizar as chances de sucesso de seus pilotos. No local de trabalho a situação é mesma. Bons resultados só são obtidos com uma boa equipe. É papel do líder desenvolver seus colaboradores, encontrar novas oportunidades, e valorizar seus esforços.

Traduzido e adaptado do original Your career is a ‘grand prix’, here’s how to win it.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página