Trabalho, trabalho, trabalho. É a razão de você ter faltado à academia, ter perdido a ida ao dentista e de estar vivendo de refeições prontas ou fast foods. Você teve que cancelar um encontro, há um assento vazio na apresentação da escola dos seus filhos, e seu time de futebol de quarta-feira anda meio desfalcado.

Enquanto a vida continua para todos os outros, você está preso no trabalho mais uma vez. Com a chegada de mais uma sexta-feira você se pergunta "como posso deixar o trabalho no horário"?

E não é só você - mesmo quando o relógio marca seis da tarde, ainda há uma fila na máquina de café. Já acabou o expediente e o escritório permanece em plena atividade porque os colaboradores ainda têm trabalho a fazer – enquanto veem seu planejamento de tempo voar pela janela. Você pode amar o seu trabalho e os desafios que ele traz, mas e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal? Você é capaz de cumprir suas tarefas, sair no horário certo e aproveitar sua vida?

Sem o descanso necessário - e tempo para a família, atividades sociais ou de lazer - você simplesmente não será tão produtivo como precisa, estará mais passível a cometer erros, pois sua atenção e concentração estarão comprometidas, e seu entusiasmo pelo trabalho pode diminuir. Pare para pensar: como manter a produtividade e a entrega depois de 12 horas olhando para uma tela de computador? Concentre-se na qualidade – e não na quantidade - e você vai perceber rapidamente uma melhora no seu equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal.

Ok! É fácil falar, mas colocar em prática é sempre mais complicado. Haverá dias em que você terá que trabalhar mais, passar a noite no escritório debruçado em planilhas e documentos, mas o importante é não fazer disso uma regra. Ao gerenciar sua carga de trabalho e planejar seu dia de forma eficaz, você será capaz de sair no horário na maior parte dos dias.

Quer saber como? Aqui vão algumas dicas para gerenciar melhor seu tempo:

1. A famosa “to do list”

Quando chegar ao trabalho pela manhã, separe as prioridades do dia. Certifique-se de que as tarefas urgentes e que têm um prazo mais apertado sejam colocadas em primeiro lugar, para conclusão mais imediata. As demais são colocadas no fim da lista. Se o tempo acabar – e a tarefa não – sempre haverá amanhã ... ou mesmo o dia seguinte.

2. Avalie sua carga de trabalho

Se você está recebendo uma quantidade irreal de trabalho, converse com o seu gestor. É importante que as suas responsabilidades caibam dentro de seu horário. Quando isso não acontece - por mais que você se esforçe - sua carga de trabalho precisa ser reduzida.

3. Faça reuniões mais cedo

Agendar reuniões para o início do dia diminui o risco de ela acabar após o expediente. Quando as reuniões ultrapassam o horário, todos se perdem no gerenciamento do tempo. Se ela começa às 10h, em vez de 16h, é muito mais provável que os participantes sejam capazes de sair do escritório no horário certo.

4. Dê o exemplo

Pode haver uma cultura de trabalho tardio dentro de sua organização, que existe desde antes de sua chegada. Como profissional, você tem o direito de não fazer parte disso. Em última análise, o seu empregador vai julgá-lo pelo seu desempenho, e não pelo número de horas que você trabalha. Ao cumprir suas tarefas com qualidade e dentro do horário estabelecido, você pode servir de exemplo aos demais e até mudar essa cultura da empresa.

5. Seja assertivo

Deixe seus colegas e gerentes saberem que você tem compromisso e que precisa sair no horário. Não há necessidade de dizer-lhes o que vai fazer - basta informá-los que terá que cumprir o horário, assim todos se comprometem em cumpri-lo também.

6. Chegue cedo

Se houver pressões especiais no dia, opte por chegar mais cedo do que ficar até mais tarde. Já experimentou a tranquilidade e a produtividade de um escritório vazio no início do dia?

7. Faça intervalos mais curtos

É importante que você fique longe de sua mesa na hora do almoço, mas se o dia estiver  corrido, faça um almoço mais curto. Mas lembre-se: não deixe de parar. Esse tempo também é importante para que recobre a energia e mantenha a produtividade.

8. Faça planos

Se você fizer planos para a noite, há um incentivo mais forte para terminar as suas tarefas e deixar o trabalho no horário. Quando não se tem nada planejado, você fica mais suscetível a dedicar-se mais ao trabalho. Importante, claro, ter dissernimento e não marcar compromissos quando sabe que tem um grande projeto para entregar ou em épocas de maior atividade.

Ainda não está convencido e está achando que tudo isso é só discurso e pouca ação?
Se você já tentou quase todas as dicas acima e ainda se sente amarrado à mesa depois das 18h, que tal considerar uma mudança de emprego ou até de carreira? Talvez falte motivação de sua parte ou entendendimento por parte de seus gestores. De todo modo, busque um equilíbro, seja onde está hoje ou em outro lugar.

Este artigo foi originalmente publicado no Blog da Robert Half UK. Confira texto original: " 8 tips to help you leave work on time (today!)"