O sucesso no escritório não é motivo de risada. Ou é? O humor é uma maneira de conectar as pessoas, construir um relacionamento, aliviar a tensão e promover uma cultura positiva. Enquanto os profissionais devem estar atentos ao fato de que o senso de humor não é uma prioridade, às vezes é importante que ele seja explorado para criar um ambiente de trabalho feliz.

Então, como você pode usar seu senso de humor no local de trabalho? Essas três dicas podem ajudar.

1. Não se leve demais a sério

É sempre mais fácil e seguro mostrar humor ao se divertir sozinho. Seja capaz de rir de si mesmo. Isso tornará você mais acessível e mais fácil para as pessoas com quem trabalha. Evite, no entanto, tentar ser engraçado de maneira forçada.

2. Ria com seus colegas de trabalho - mas nunca deles

O riso generoso do grupo pode reduzir o estresse, melhorar a saúde e ajudar a promover boas relações de trabalho. Na verdade, de acordo com nosso relatório Os segredos das empresas e dos colaboradores mais felizes, as relações positivas no local de trabalho são um dos seis principais fatores da felicidade no local de trabalho.

No entanto, fazer piada dos colegas não é divertido. Cuidado, também, com o sarcasmo, que pode ser interpretado como insultante e aumentar o estresse do local. Lembre-se: para tudo há um momento, inclusive para o senso de humor.

3. Mantenha o bom senso

Seria ideal nem precisar dizer, mas ainda é importante repetir: temas como raça, gênero, sexo, idade, origem, orientação sexual, religião e deficiência nunca devem ser alvo de piadas. Fique fora, também, do humor negativo, que pode ser definido como qualquer piada que se refira a outra pessoa, organização ou grupo de pessoas.

E, por mais que seja tentador, não encaminhe e-mails contendo piadas, imagens ou vídeos "engraçados". Você nunca sabe o que um funcionário pode considerar ofensivo e, fazer isso apenas para provocar algumas gargalhadas momentâneas não vale a pena.

Com moderação, um senso de humor é uma coisa boa

Apesar de alguns chefes se questionarem se devem ou não mostrar seu lado mais leve para um funcionário, a capacidade de sorrir ou divertir-se é um bem valioso no local de trabalho.

Quando apropriadamente usado, o senso de humor pode restaurar um dia de estresse ou momentaneamente distrair um colega que pode estar apenas tendo um mau dia no trabalho. Quando você trabalha com uma equipe que você gosta, você se mostra mais motivado, engajado e, por sua vez, mais produtivo. Da mesma forma, se você perceber que os colegas estão desmotivados, você se sente mais à vontade para tentar reverter a situação. Uma pessoa bem humorada atrai as outras para seu lado, o que torna o ambiente mais agradável e melhora, inclusive, os resultados da empresa.

Este artigo foi originalmente publicado como Is a sense of humour in the workplace good for your career? no blog da Robert Half EUA.

CHEGOU A HORA DE SER FELIZ NO TRABALHO

Na Robert Half, entendemos que uma equipe motivada e empenhada é uma equipe feliz e produtiva. Profissionais que trabalham felizes se sentem valorizados e fazem contribuições reais.