Seis fatores para a satisfação dos funcionários

É claro que a felicidade é uma experiência individual. Não existem dois funcionários com as mesmas necessidades, objetivos, preferências e personalidades. Há, no entanto, alguns fatores universais que afetam diretamente a felicidade do colaborador. Compreender esses fatores e adaptar a sua abordagem de liderança para lidar com eles não vai apenas aumentar o engajamento dos colaboradores, mas também irá aumentar a qualidade do trabalho de sua equipe e ajudar significativamente os seus esforços de recrutamento e retenção.

De acordo com a pesquisa “Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes”, os seis ingredientes fundamentais para a satisfação no trabalho são:

1. ORGULHO DA ORGANIZAÇÃO - Ter orgulho da empresa e de seus valores torna os colaboradores mais felizes

2. JUSTIÇA E RESPEITO - Ser tratado com justiça e respeito é um importante condutor de felicidade no ambiente de trabalho

3. VALORIZAÇÃO - Demonstrar que seu trabalho é valorizado deixa os funcionários mais felizes

4. REALIZAÇÃO PROFISSIONAL - Sentir-se realizado com o trabalho aumenta a felicidade entre os colaboradores

5. AUTONOMIA - Ter mais liberdade no emprego deixa os funcionários mais felizes

6. GERENCIAMENTO DE EQUIPE - Uma equipe bem gerenciada é uma equipe mais feliz

É hora de apostar na Felicidade

Os empregadores não podem influenciar todos os fatores que determinam o quão feliz um funcionário é, pois as pessoas são diferentes e esses fatores são bem complexos. No entanto, se a empresa definir a satisfação do funcionário como uma meta, as mudanças podem ser visíveis.

Como começar? Aqui vão algumas dicas:

  • Carga horária - se a carga horária em seu departamento é muito alta – seja por causa de novos projetos ou porque um funcionário está afastado por um longo tempo – o auxílio de uma equipe temporária pode rapidamente fornecer alívio.
  • Formação e conhecimento - se seus funcionários sentem-se desconfortáveis com novos sistemas ou tecnologias, e por isso acabam desmotivados e estressados, organize treinamentos.

Você pode descobrir em quais áreas deveria implantar mudanças primeiro por meio de uma troca de ideias intensiva com cada funcionário individualmente. Vale a pena!

Compartilhar essa página