Seguros: uma carreira de futuro

Já pensou em trabalhar em um mercado com grande potencial de crescimento no Brasil, uma enorme demanda por profissionais e ótimas perspectivas de remuneração? Se a resposta for positiva, pense em seguir carreira no setor de seguros. As seguradoras, resseguradoras e corretoras estão entre as empresas que tiveram bom desempenho na crise – e a tendência é de que continuem seguindo uma trajetória de ascensão. “No passado, era difícil encontrar alguém que tivesse o sonho de ser securitário.

Hoje, é uma das carreiras que mais retêm profissionais. Até costumamos brincar que, quando você é mordido pelo bichinho do seguro, não sara mais”, afirma Nicholas Weiser, CEO da Vis Corretora. O segredo da carreira estar se tornando tão atrativa? A abertura de muitas start ups no Brasil nos últimos anos – desde grandes seguradoras e resseguradoras internacionais até empreendimentos locais de pequeno e médio porte – acelerou a demanda por profissionais. Isso causou impacto na remuneração do setor.

Atualmente, um executivo de seguros tem o salário fixo equivalente ao de seus colegas do mercado financeiro. Weiser afirma que estamos vendo apenas o começo de uma trajetória de crescimento no país. “Hoje este mercado não representa nem 3% do PIB. Nos Estados Unidos e Europa, essa porcentagem é aproximadamente 20%. Há muito espaço para conquistarmos”, diz. Para atuar nessa indústria, não é preciso ter formação específica: há espaço para profissionais mais tradicionais como administradores e atuários, mas também para advogados, médicos e dentistas, por exemplo.

Apesar da flexibilidade na formação, Weiser explica que ganham pontos os candidatos que falam inglês, uma grande demanda do mercado. “Este é um mercado multitarefas, com um enorme potencial de aprendizado. Como securitário, é possível ter uma perspectiva ampla dos setores da economia. Aprende-se sobre temas tão diversos quanto contratos, gestão comercial, tecnologia e processos”, afirma.  

Veja também: Teste de Âncoras de carreira

Compartilhar essa página