8 situações comuns na segunda entrevista de emprego

A segunda entrevista de emprego

Parabéns! Você foi convidado para uma segunda entrevista de emprego. Isso significa um bom desempenho na primeira etapa do processo seletivo, fazendo com que você seja seriamente considerado para a posição.

Normalmente os profissionais se preparam bem para a primeira entrevista, mas não sabem como agir na segunda fase do processo seletivo. Esteja pronto para tudo. Separamos para você 8 situações possíveis de ocorrem para te ajudar a se preparar para essa fase:

Veja também: Teste de Âncoras de carreira

Entrevistas simultâneas

Nessa fase você provavelmente conhecerá pessoas diferentes daquelas que você encontrou da primeira vez. Muitas vezes as entrevistas são organizadas em formato de painel, em que várias pessoas podem ter a chance de conhecer o candidato ao mesmo tempo. Dentre essas novas pessoas, podem estar executivos mais experientes, chefes e até mesmo potenciais colegas.

Argumentando de forma profissional

Durante a segunda entrevista, seu potencial empregador quer saber se a pessoa que está entrevistando é a mesma que está representada no currículo e se consegue transferir aprendizado e habilidades de um emprego para outro. Esteja pronto para falar especificamente sobre seu histórico profissional. Espere por perguntas como “se você conseguir o emprego, o que fará no primeiro ano para se estabelecer?”, e responda honestamente a cada uma delas.

Responda as perguntas de forma completa

É importante lembrar se na primeira entrevista você não conseguiu responder totalmente a alguma pergunta, ou se o recrutador mencionou que gostaria de cobrir mais algum tópico do seu currículo se tivesse mais tempo. Prepare-se e dê respostas mais completas na segunda entrevista.

Cuidado com as perguntas hipotéticas

“Se você estivesse preso em uma ilha deserta, que tipo de comida você gostaria de ter? Por quê?” Alguns empregadores gostam de fazer essas perguntas diferentes para ver como os candidatos as responderiam. Essas questões testam a capacidade de solucionar problemas e revelam um pouco da personalidade de cada profissional.

Apresente suas dúvidas

Na sua segunda entrevista, você terá a chance de “virar a mesa” e fazer perguntas que você não fez da primeira vez. Isso é bom porque você pode ter dúvidas conforme vai estudando e aprendendo sobre a empresa, os funcionários e o trabalho em si. Escreva as perguntas que quer fazer enquanto se prepara para a segunda entrevista.

A negociação de salário

Pode ser que o entrevistador fale sobre salários e benefícios na segunda entrevista. Espere até que ele aborde o assunto, mas esteja preparado. Descubra a média de remuneração de pessoas com habilidades e experiência próximas à sua. Pesquise sobre a empresa para saber se a empresa costuma negociar a remuneração. Saiba mostrar o seu valor. E, se a proposta for boa, consiga os termos por escrito.

Veja também: Pesquisa Salarial

Conhecendo a empresa

Depois da fase de perguntas e respostas, seu entrevistador pode querer levar você para conhecer o escritório. Provavelmente você será apresentado a potenciais colegas, saber detalhes da empresa e onde a sua sala pode ficar. Essa é a sua chance de expressar o maior interesse possível nas operações da empresa. Muitos candidatos podem perder as suas chances ao se mostrarem entediados ou desatentos.

Próximas etapas do processo seletivo

No final da segunda entrevista, espere que o recrutador sinalize sobre as próximas fases do processo e quando ele deve entrar em contato. Ele também pode fazer uma proposta neste momento. Se esse for o caso, não é preciso que você dê a resposta imediatamente, a não ser que tenha certeza de que quer o emprego. De outra forma, diga que precisa de algum tempo e dê um prazo para responder. Se ninguém mencionar os próximos passos, pergunte quando eles entrarão em contato.

Este texto é uma adaptação de um artigo publicado originalmente pela Robert Half na Inglaterra. Clique para ler o material original.

Compartilhar essa página