Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Ter a pretensão salarial em mente antes de participar de qualquer entrevista de emprego é essencial. A forma com que o candidato responde à pergunta sobre remuneração pode fazer a diferença entre ser desclassificado do processo e garantir o salário desejado. Por isso é importante considerar as possíveis questões sobre salários antes de conversar com o recrutador.

Primeiro, faça algumas perguntas a si mesmo

  • Por qual salário você sairia do seu atual emprego?

  • Considerando a sua experiência, qual remuneração é adequada?

  • Quanto ganham outros profissionais do seu mercado com experiência similar à sua?

A partir dessas respostas, para definir a sua pretensão salarial de forma estratégica e inteligente, é preciso fazer uma pequena pesquisa – e pensar na melhor forma de responder às questões sobre salários na entrevista.

Guia Salarial da Robert Half

Leia a nova edição do Guia Salarial da Robert Half e entenda as principais tendências do mercado de trabalho. Clique no link abaixo para baixar a nova edição do guia que é referência principal sobre salários para profissionais qualificados no país. 

guia salarial brasil

Agora, veja 7 dicas infalíveis:

1) Confira os números

Faça a lição de casa e pesquise as últimas tendências salariais para a sua cidade, mercado e profissão. Cheque pesquisas salariais e publicações como o Guia Salarial Robert Half, converse com colegas e recrutadores. Quer saber quão competitivos estão os pacotes de remuneração do seu setor? Basta fazer download do estudo no botão abaixo. É gratuito!

BAIXAR O GUIA SALARIAL

2) Tenha bons argumentos 

Esteja preparado para falar de forma aprofundada sobre suas habilidades, experiência e sucessos profissionais, especialmente sobre aqueles que tiveram efeitos mensuráveis sobre o negócio.

Leia também: Perigos de mentir o salário

3) Não se adiante na conversa

Espere o recrutador começar a falar sobre salário. Tenha certeza de que você entendeu todos os pré-requisitos da posição pretendida antes de começar a falar sobre pretensão salarial. Busque em outras empresas informações sobre uma média salarial adequada para o cargo, assim você evita passar uma faixa salarial alta ou baixa demais.

Você pode gostar de: Reconhecimento vai além de salário

4) Não blefe 

Nunca é recomendável dar informações erradas sobre seu atual salário ou outras propostas de remuneração com o objetivo de “valorizar o passe”. Tente mostrar o valor que você pode agregar à empresa e seja honesto sobre o salário pretendido.

5) Sempre negocie

Se você recebeu uma proposta mais baixa do que esperava, é natural pedir por um valor adicional. Alguns empregadores podem oferecer salários dentro de uma faixa, com margem para aumentar um pouco.

6) Pense além do contracheque

Quando for avaliar uma proposta de emprego, tenha uma visão mais ampla do que é oferecido. Um pacote de benefícios generoso ou oportunidades de aprendizado e crescimento podem compensar um salário inicial mais baixo.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

7) Tenha a proposta por escrito

Antes de aceitar a proposta, certifique-se de que você tem por escrito a oferta de salário. É uma boa forma de ter um compromisso de ambas as partes e evitar surpresas.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.