Salários em 2019: o que esperar?

Por Robert Half 4 de outubro de 2018

As faixas salariais se mantiveram praticamente inalteradas ao longo dos últimos anos, como reflexo da instabilidade econômica. Muitas empresas precisaram controlar custos, não cresceram e reduziram o quadro de funcionários, causando desemprego e o aumento de pessoas buscando recolocação. Isso trouxe desvalorização dos salários, com boa parte dos profissionais se candidatando a vagas que pedem menos experiência e aceitando ofertas bem abaixo da sua remuneração anterior.

O desejo pela recolocação profissional

Pesquisas apontam que a maioria dos profissionais que perderam o emprego nos últimos três anos aceitaram ganhar menos ao se recolocarem. Com os indicativos de recuperação da economia, no entanto, o primeiro passo já observado tem sido a retomada das contratações, a retirada de projetos da gaveta e o planejamento. Consequentemente, com o aumento das exigências e da procura por profissionais mais experientes, há expectativas sobre o retorno dos pacotes de remuneração mais atrativos.

Dentre as áreas pesquisadas, Finanças e Contabilidade apresentam crescimento

De acordo com o Guia Salarial 2019, a média de variação salarial entre 2018 e 2019, considerando todos os cargos do Guia, será de 2,36%, com destaque para os salários de Finanças e Contabilidades, que devem subir, em média, 3,32%, conforme mostra a tabela abaixo:

TECNOLOGIA

1,09%

ENGENHARIA

2,06%

SEGUROS

2,20%

MARKETING

2,30%

JURÍDICO

2,34%

MERCADO FINANCEIRO

2,60%

RECURSOS HUMANOS

2,99%

FINANÇAS E CONTABILIDADE

3,32%

Muito além do salário

Vale lembrar, no entanto, que não é apenas o salário que chama a atenção dos profissionais na hora de voltar ao mercado ou de se movimentar na carreira. A possibilidade de crescimento, assim como o pacote geral de benefícios – financeiros e não financeiros – também fazem a diferença na hora de aceitar, ou não, uma oferta.

Fica a recomendação: é importante que a remuneração esteja de acordo com o que se espera do candidato. Em épocas de mais incertezas pode ser até fácil contratar um Batman com o salário do Robin, mas assim que a situação se estabilizar, certamente o seu super-herói vai migrar para onde seja melhor reconhecido. Fique de olho!

Quer saber quais cargos que podem ter os maiores aumentos salariais no próximo ano?

Separamos de maneira objetiva, em um dos nossos últimos posts, quais são os cargos que podem ter os maiores aumentos salariais em 2019 em cada área de atuação. Mas, caso tenha interesse em ler o estudo completo, basta fazer download ao clicar no botão abaixo. É gratuito!

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

More From the Blog...