O que é usado para definir as promoções?

Por Robert Half 18 de Janeiro de 2019

Por que alguns são promovidos e outros não? É o que todo mundo quer saber. Em muitas empresas existem as avaliações de desempenho e elas costumam ser base para definir as promoções. Portanto, quem se sai bem na avaliação, sobe na carreira. Mas é bem verdade que não é em toda empresa que um funcionário sabe o que precisa fazer para chegar no máximo da avaliação de desempenho.

E é para esclarecer o que se deve fazer para conseguir uma promoção que Jason M. Lemkin escreveu no site Quora. Ele é CEO e cofundador da EchoSign, uma empresa de tecnologia comprada pela Adobe. Veja só o que ele tem a dizer:

1. Demonstre liderança bem-sucedida

Para Lemkin, é isso que todo chefe procura: profissionais que peguem e carreguem a carga. “O que todos nós precisamos é de ajuda – ajuda real para deixar nossas iniciativas feitas”.

2. Trabalhe em uma área quente, ou pelo menos morna, da empresa

Não há necessidade alguma em promover alguém na linha de produtos que já estão no fim da sua vida útil – embora aconteça.

3. Não fofoque. Apenas se envolva, seja positivo e respeitoso

A recomendação de Lemkin é envolver-se com os seus pares e colegas de fora do seu pequeno grupo e saber como cultivar e manter um bom networking. Seja crítico quando necessário, mas sempre de forma positiva. O feedback dos seus pares, mesmo que informal ou que se espalha no boca a boca, é essencial para sua promoção.

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4. Não se venda

Lemkin admite que, em algumas grandes empresas, funciona se propagandear para a chefia, mas ele acha que isso é, na verdade, um sinal de fraqueza. O que ele recomenda é “vender-se” para baixo e para o mesmo nível que o seu. Isso significa fazer os seus colegas seguirem as suas ideias e percepções. “É desse jeito que se demonstra a verdadeira liderança”.

5. Vista-se para o sucesso

É isso mesmo. A dica é vestir-se um pouco melhor que a média. Mas, mais do que isso, aja como alguém que se importa. Nunca se atrase para uma reunião, seja sempre positivo, dê feedbacks construtivos e nunca destrutivos e nunca seja arrogante, mas esteja confiante que você está certo.

6. Tente ser paciente

As empresas têm um número limitado de promoções a serem dadas, então, mesmo que você faça tudo certo, sua ascensão pode demorar mais um pouco.

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7. Pergunte

Fale com o seu chefe sobre a sua promoção. Se você não perguntar, provavelmente você não ganhará o cargo.

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