É quinta-feira? Peça um aumento

Por Robert Half 3 de dezembro de 2015

A rotina de trabalho pode fazer parecer com que todos os dias sejam iguais. Mas eles não são e, com um pouco mais de conhecimento, dá para usar isso a seu favor.

Professora da respeitada Universidade McGill, no Canadá, a PhD Debbie Moskowitz estuda o comportamento das pessoas no trabalho e diz que, no começo da semana, os profissionais costumam ser muito exigentes e desagradáveis. Então, segunda e terça-feira são dias bons para estabelecer metas, organizar o trabalho e distribuir responsabilidades. E, acima de tudo, evitar conflitos.

Explicação científica

Segundo Debbie, o humor vai melhorando ao longo da semana e as pessoas vão ficando mais flexíveis e agradáveis.

Às quartas-feiras, dia de transição de humores, talvez o melhor seja dedicar-se ao pensamento criativo, estratégia e brainstorming.

Já as quintas e sextas-feiras deixam os profissionais mais abertos a negociação e comprometidos, porque eles querem finalizar o trabalho antes que a semana termine. Então, quinta-feira é um ótimo dia para pedir aumento de salário, segundo Debbie.

Quando você decidir que é hora de ter essa conversa com o seu chefe, prepare-se para ela.

Dicas para se preparar para a negociação salarial

A primeira coisa é ter certeza de que a empresa não está passando por um momento turbulento. Se cortes foram feitos recentemente e os balanços apontam prejuízo, é provável que o seu gestor vá usar essas informações para não conceder o aumento de salário.

Mas, se o cenário estiver estável ou positivo, é o momento certo para discutir o assunto. E, nesse caso, faça a lição de casa. Verifique se o seu salário está abaixo da média paga pelo mercado a profissionais semelhantes a você. É um argumento e tanto para pedir uma remuneração melhor e o Guia Salarial da Robert Half pode ajudá-lo nessa tarefa.

Junto com isso, relembre seu gestor sobre suas conquistas recentes no trabalho, as responsabilidades adquiridas e a sua contribuição para a empresa.

Mantenha a calma, estruture sua argumentação e boa sorte!

P.s: Apenas complementando, quintas e sextas-feiras também podem ser dias bons para marcar reuniões, pedir favores ou insistir para que algum colega faça um trabalho mais complicado.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

More From the Blog...