Contraproposta, a vilã das novas oportunidades

Por Robert Half 18 de outubro 2016

Depois de muita procura, finalmente você recebe uma oferta para um novo emprego. Ao comunica-la a seu atual empregador, recebe de imediato uma contraproposta para não deixar a empresa. O que fazer: aceitar ou recusar a oferta?

A decisão pode ser muito tentadora a curto prazo, mas é preciso entender quais os riscos de aceitar uma contraproposta a longo prazo, já que, em geral, não é somente o motivo financeiro que leva um profissional a buscar novas oportunidades de trabalho.

Na grande maioria dos casos, você não deveria aceitar uma contraproposta e aqui estão as razões.

Contraproposta, 5 razões para não aceitar

1. Estagnação profissional

É muito difícil que uma pessoa comece a procurar novas oportunidades de trabalho única e exclusivamente por causa do salário. Muitas vezes, os profissionais sentem que estão a estagnados ou desvalorizados na atual posição e sentem a necessidade de movimento, a fim de continuar o seu progresso. Mesmo que haja uma promoção sobre a mesa, será que ela representa realmente uma evolução na carreira? Em quanto tempo você se sentiria frustrado novamente?

2. Relacionamento profissional, a quebra de confiança

Mesmo que você aceite a contraproposta e permaneça na atual empresa, a relação de confiança com seu empregador foi quebrada. Sempre irá pairar a suspeita de que você está procurando um novo emprego e isso poderá impactas sua relação de trabalho daí para a frente.

3. Economia na empresa

Processos de recrutamento e seleção não são simples de realizar. Além da contratação é preciso tempo e investimento para treinar o novo funcionário. Em alguns casos, pode ser mais barato para a empresa fazer uma contraproposta do que começar o processo do zero. Por isso é bom perguntar: seu chefe quer realmente mantê-lo na equipe?

4. Desvalorização profissional, uma mal não resolvido

Se seu chefe acha que você é muito importante para deixá-lo ir, por que não o valorizou antes? Se você tentou um aumento antes e lhe foi negado, é porque seu empregador está não está disposto a pagar o quanto você vale.

5. Decisões no trabalho, evite arrependimentos

Se você foi ao mercado buscar alternativas profissionais, é porque já teve tempo de analisar a forma como sua carreira se desenvolveria na atual empresa e não deve ter ficado satisfeito. Ao aceitar uma contraproposta você continuará a ter o mesmo problema e as mesmas oportunidades (ou falta delas). Às vezes, é importante para os profissionais fazer uma mudança e abrir nova porta.

Por fim, na busca por oportunidades no mercado de trabalho, se você aceitou uma nova oferta, siga em frente.

Este artigo foi traduzido e adaptado do original 5 reasons why you should never accept a counteroffer.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

More From the Blog...