Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Receber uma proposta de emprego e ver que a oferta salarial é baixa pode causar uma grande decepção.

A primeira etapa é garantir que você tenha 100% de certeza de sua decisão de recusar a oferta antes de executar as etapas futuras.

Em seguida, você precisa recusar a proposta de maneira profissional. É importante manter um nível de profissionalismo; caso contrário, você pode acabar queimando pontes. Por exemplo, a empresa pode ter outros empregos com melhores salários, que eles podem considerar para você no futuro. 

Guia Salarial da Robert Half

Leia a nova edição do Guia Salarial da Robert Half e entenda as principais tendências do mercado de trabalho. Clique no link abaixo para baixar a nova edição do guia que é referência principal sobre salários para profissionais qualificados no país. 

guia salarial brasil

Portanto, você deseja deixar o gerente de contratação com uma impressão positiva de você, mesmo que as coisas não funcionem para o trabalho atual em oferta. Se recusar a oferta de emprego é o caminho que você decidiu, este artigo explica como fazer isso da maneira certa. Siga estas seis dicas para começar:

1. Faça sua pesquisa

O salário que lhe está sendo oferecido é baixo em comparação com a média do setor ou suas expectativas salariais são muito altas? Para ter certeza de como deve ser um salário competitivo para o cargo, faça sua própria pesquisa.

 

2. Informe o empregador o mais rápido possível

É importante ter tempo suficiente para tomar sua decisão, mas não espere muito antes de voltar para o empregador.

Isso pode fazer com que você pareça não profissional ou desinteressado no trabalho. Pode ser estressante finalmente dizer “não”, mas o empregador desejará saber o mais rápido possível, para que possam procurar outros candidatos.

Leia também: Qual salário devo ter no meu novo emprego

3. Permaneça educado e profissional

Não leve para o lado pessoal se você receber um salário baixo. É provável que haja outros fatores em jogo, portanto, permaneça educado e profissional.

Pode ser frustrante rejeitar uma oferta de emprego, especialmente quando você ama o papel e investiu muito do seu tempo e esforço na entrevista de emprego. Não deixe essa sensação na sua comunicação com o empregador.

Você pode gostar de: Pesquisa salarial: entenda como fazer e qual a importância

4. E-mail ou telefone

Quando se trata de comunicar sua decisão ao gerente de contratação, escolha o método com o qual você se sinta mais confortável. Um e-mail geralmente é a opção mais rápida e fácil, mas verifique se a sua escrita é clara, concisa e sem espaço para ambiguidade.

Você pode achar que uma ligação é mais pessoal e oferece uma melhor oportunidade para explicar sua decisão. Se você seguir esse caminho, converse com o gerente de contratação e faça o acompanhamento posteriormente, colocando sua decisão por escrito.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

5. Planeje o que dizer

Se você enviar um e-mail ou telefonar, comece agradecendo a oportunidade. Diga algo positivo sobre a empresa, processo ou função de recrutamento, para mostrar seu entusiasmo contínuo pela vaga. A seguir, seu motivo pelo qual você está recusando a oferta de emprego. Por exemplo, forneça evidências para explicar como a média da indústria é mais alta ou ressalte que você não acredita que o salário seja igual ao seu nível de experiência. Eles podem considerar isso e até voltar para você com uma oferta aprimorada.

Termine com algo positivo e deixe a porta aberta para oportunidades futuras, sugerindo que entrem em contato se surgirem outras posições semelhantes.

Ao criar um relacionamento positivo com eles, você pode conhecer e ouvir sobre contatos que podem ser valiosos para sua carreira. Além disso, você nunca sabe quando seus caminhos podem se cruzar novamente. Recusar uma oferta de salário baixo profissionalmente e deixar o gerente de contratação com uma impressão positiva de você pode ajudar a manter as portas abertas no futuro.

Se você receber uma oferta de salário baixo, lembre-se de considerar o pacote completo antes de recusar o cargo. A última coisa que você quer fazer é recusar a oferta e depois se arrepender instantaneamente.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.