Como pedir um aumento de salário?

Por Robert Half 10 de outubro de 2018

A conversa com o chefe sobre negociação salarial é sempre delicada, por isso é importante se preparar e avaliar o melhor momento para isso. Separamos 5 dicas que te ajudarão a conquistar o merecido aumento.

1) Marque um horário com seu chefe e escolha um local apropriado

A conversa com seu chefe deve ser programada. Não pense que esbarrar com seu ele no corredor será uma boa oportunidade para tocar no assunto do seu salário.

No dia da conversa, reserve um horário na agenda de vocês e escolha um local apropriado – sem muito barulho ou inquietação. O importante é chegar com argumentos fortes, que demonstrem o seu valor para a companhia.

2) Prepare bons argumentos

Destaque suas principais realizações profissionais. A autoconfiança revela que você conhece a importância do seu trabalho para a estratégia da empresa.

Antes de conversar com seu chefe, faça a lição de casa de verificar quanto o mercado está pagando a profissionais similares a você. Lembre-se de levar em conta o porte da empresa para a qual você trabalha, pois as remunerações costumam ser maiores em empresas de grande porte. Você encontra esses dados no Guia Salarial da Robert Half. Aproveite e faça o download. É gratuito.

BAIXAR O GUIA SALARIAL

Analisou o Guia Salarial e concluiu que a sua remuneração está mesmo abaixo da que o mercado paga para um profissional como você? Então, agora você tem mais um argumento para conquistar seu aumento.

3) Mostre que você se importa com a empresa

Diga ao seu chefe que gosta de trabalhar na empresa e que quer continuar trabalhando onde está. A conversa deve ser amigável e não pode parecer uma ameaça de que você deixará o cargo caso não consiga o que quer.

4) Evite falar sobre problemas financeiros

Evite, também, falar sobre dívidas ou problemas financeiros. Quando for pedir aumento, deixe a sua justificativa clara: você merece reconhecimento profissional.

Lembre-se: pedir um aumento justificando que está gastando mais do que deveria não te proporciona credibilidade.

5) Observe o cenário do mercado de trabalho

É muito importante que você olhe em volta e preste atenção nas situações da empresa. Pedir aumento quando os negócios vão mal não é uma boa ideia. Além de as chances de você ter o pedido negado serem enormes, indica que você está desinformado com relação ao que está acontecendo no mercado.

Assista abaixo à explicação de Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, sobre o tema.

More From the Blog...