Como negociar uma oferta salarial mais alta com seu futuro empregador

Por Robert Half 18 de outubro de 2019

Com muitas empresas lutando para atrair novos talentos com as habilidades e experiência necessárias, os candidatos podem se encontrar em uma posição de negociação mais forte. Como consequência, devem preparar seus argumentos ao pedir uma oferta salarial mais alta ao empregador.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Embora os candidatos precisem ser cautelosos nessa situação, eles também precisam garantir que recebam uma remuneração adequada. Os empregadores podem especificar o salário de uma determinada posição, mas ainda pode haver espaço para negociação a fim de garantir um contrato mais lucrativo.

Quanto mais demandadas forem suas habilidades e quanto mais o recrutador estiver interessado em você, maior será a margem para solicitar uma oferta salarial mais alta. Em muitos casos, os candidatos podem se sentir desconfortáveis ​​durante a negociação. Mas, para maximizar sua capacidade de ganho, é importante superar qualquer relutância.

Geralmente as empresas buscam o melhor custo benefício na hora de escolher o salário adequado para uma vaga, portanto, não há razão para que os candidatos a emprego não façam o mesmo. Como diz o ditado, 'se você não pergunta, não recebe'. 

Como pedir uma oferta salarial mais alta profissionalmente

Os empregadores raramente oferecem um salário mais alto sem serem solicitados a fazê-lo. Se você fizer uma solicitação, ela poderá ser rejeitada. Porém, poderão considerá-la se acharem que você é o melhor candidato para a função e vai agregar valor à organização.

Porém, se você solicitar um salário inicial mais alto, é importante apresentar um argumento comercial claro para que o empregador aceite sua solicitação. Você precisa ser capaz de explicar claramente - idealmente com o uso de evidências e exemplos - porque faz sentido pagar mais. Isso significa considerar o que o torna particularmente valioso como indivíduo - quais são suas habilidades e o que elas podem acrescentar à organização? 

Discutindo o pagamento com o recrutador

É importante ser realista ao negociar um salário inicial mais alto. Caso contrário, você pode comprometer sua posição por completo.

Descubra quanto estão ganhando profissionais com habilidades e experiência semelhantes e que trabalham no mesmo setor. Isso deve ajudá-lo a avaliar quanto é uma boa oferta. Fale com contatos do setor, verifique o Guia Salarial e pesquise a empresa contratante para te ajudar a criar uma imagem mais clara.

Se a ideia da negociação te incomoda, pode valer a pena praticar a conversa, testando os diferentes cenários para que você tenha uma maior facilidade ao expor sua proposta. Desenvolver o tema no seu próprio tempo, em vez de agir no calor do momento, deve ajudar a aliviar um pouco a situação.

Saber pedir uma oferta salarial mais alta é manter as coisas simples - basta fazer a pergunta em termos claros e inequívocos. Isso não apenas evitará se atrapalhar, mas também mostrará ao gerente de contratação que você está falando sério.

Lembre-se de que negociar um salário inicial é uma transação comercial. Portanto, para que um acordo seja alcançado, é necessário que haja algo para ambas as partes. Como tal, você precisa ser realista e razoável em suas demandas e decidir a oferta mais baixa que deseja aceitar.

Paciência pode ser a chave

Se você solicitar uma remuneração maior do que havia sido proposta, é provável que o recrutador não aceite seu pedido na hora. É inteiramente razoável que o recrutador vá embora e discuta isso com seus colegas ou superiores após a reunião e, só depois, entre em contato com você.

Se sua negociação falhar, é importante reagir da maneira correta - permanecendo educado e gentil.

Nunca recuse de primeira. Pode valer a pena perguntar se outros benefícios podem estar disponíveis no lugar de um salário inicial mais alto. Potencialmente, o recrutador pode oferecer isso, mesmo que não possa permitir pagamento adicional.

Mesmo que não consiga o aumento salarial da vaga, você pode garantir um novo emprego. Isso lhe dá a oportunidade de impressionar como funcionário e demonstrar seu verdadeiro valor para seus chefes.

 

Se você causar uma boa impressão durante os primeiros meses, sua próxima conversa sobre salário pode acabar sendo muito mais proveitosa.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

More From the Blog...