Saiba como tornar eficaz a comunicação no trabalho

Líderes empresariais sempre valorizam as competências pessoais e sociais — isso inclui a capacidade de comunicar-se com uma grande variedade de partes interessadas. Aqui vão três dicas para tornar eficaz a comunicação no trabalho.

1. Tente falar pessoalmente
O encontro pessoal pode tomar tempo, mas evita a má interpretação que pode ocorrer quando fazemos uso de canais eletrônicos, como o e-mail ou o telefone. Além disso, nem todas as pessoas têm a habilidade de comunicar-se bem por escrito. A realidade é que não há substituto para o contato pessoal, principalmente quando devemos tratar de um problema crítico ou de um assunto complexo. Então, não se acanhe! Levante-se e fale com sua equipe e colegas.

2. Faça com que sua mensagem seja clara
Certifique-se de que as pessoas entendam o que você está dizendo. Pode parecer óbvio, mas se o seu discurso for carregado de jargões ou de termos técnicos, seu interlocutor poderá não entender o que está pedindo e não se sentir à vontade para pedir esclarecimentos. Faz sentido pensar na mensagem que você quer transmitir e fazê-lo da forma mais simples possível.

3. Pense sobre sua linguagem corporal
A comunicação não verbal pode transmitir mensagens confusas. Se pensar nisso, ter seus braços cruzados durante uma conversa pessoal pode dar a impressão de que você está na defensiva. A falta de contato visual pode dar a impressão de que você não está interessado no que o outro tem a dizer. Seja também um ouvinte ativo. Transmita o seu interesse através de sua linguagem corporal. Aquiesça com a cabeça ou proporcione pequenas pistas verbais para mostrar que você está entendendo o que estão dizendo. Evite interromper ou tentar adivinhar o que os outros irão dizer.

Traduzido e adaptado do original do 4 tips on overcoming poor communication in the workplace.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página