Reforma da previdência: planeje melhor sua carreira

​Por Juliana Porto

O Brasil está diante de mudanças efetivas na previdência. Isso significa que você passará mais anos no mercado de trabalho e evidencia ainda mais a necessidade de um planejamento não apenas financeiro, mas também de carreira. Veja como você pode se programar para as mudanças.

Trace seus objetivos: faça um plano de carreira e determine onde você quer se ver nos próximos anos. É importante também elencar as competências técnicas e comportamentais que é preciso desenvolver para atingir seus objetivos, de acordo com os prazos estabelecidos. Além disso, é necessário revê-lo periodicamente.

Esteja preparado: mesmo com qualificação e experiência profissional, em algum momento da sua carreira você pode se ver em uma situação complicada, como por exemplo, fora do mercado de trabalho ou sem motivação para seguir. Isso não é incomum. Pense nos seus objetivos e mantenha o foco para seguir com sucesso.

Tenha um plano B: com o passar dos anos no mercado de trabalho, você pode se ver diante de uma situação que exija recolocação profissional, até mesmo em outra área que não a sua originária. Uma nova carreira também ajuda a trazer nova motivação. Isso requer não apenas coragem, mas muito planejamento, que inclui desenvolvimento da capacitação profissional, ampliação do networking e definição de metas.

Poupe dinheiro: uma previdência complementar privada pode ser a primeira opção que vem à mente quando se trata de planejar a própria aposentadoria, mas não é a única. Procure se informar antes de decidir a melhor opção para o investimento que vai lhe garantir uma velhice mais confortável. Há uma vasta gama de opções no mercado como Tesouro Direto, ações ou fundos de investimento.

Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

Compartilhar essa página