Quanto de si mesmo você deve revelar em uma entrevista?

Quanto de sua verdadeira personalidade (super-herói ou não), você deve revelar em uma entrevista? Essa é uma pergunta que muitos candidatos a emprego fazem a si mesmos quando se preparam para uma conversa com potenciais empregadores. “É melhor ser completamente "eu mesmo " em uma entrevista ou ir com cautela? Se você foi convidado para uma entrevista, significa que você já impressionou o empregador com o seu CV. A partir daqui, suas chances de receber uma oferta de emprego vai depender de como você vai se vender como sendo a pessoa ideal para o papel anunciado.

Mas o quanto de si mesmo você deve revelar na entrevista? É importante lembrar que os empregadores estão procurando mais do que apenas habilidades tradicionais. Eles querem que pessoas que tenham habilidades sociais e sejam capazes de se ajustarem à cultura de sua organização, encaixando-se perfeitamente nas equipes existentes. O candidato com a melhor CV nem sempre é a pessoa certa para o trabalho. Sua personalidade pode contar a seu favor, mas também pode contar contra você. E aqui está o cerne da questão.

Se você suspeitar que um empregador pode não gostar do 'real você' para fazer uma oferta de emprego, como você vai agir? Você pode se esforçar para ser o extrovertido que você não é ou demonstrar que tem a paciência que não te pertence. A questão é que no longo prazo isso não se sustenta. Quando seu empregador descobrir que você não é aquilo que o fez crer, sua carreira dentro da organização ficará comprometida. Então, como você deve agir para aumentar suas chances de conseguir um emprego? Seja o melhor que você poder. Você deve tentar ser autêntico em uma entrevista de emprego, sendo claro sobre quem você é e por que você quer o trabalho. Mas, ao mesmo tempo, cada entrevista de emprego é uma encenação de alguma forma.

Há certas convenções e etiquetas que devem ser respeitadas. Sua aparência em uma entrevista, maneiras, o nível de formalidade e sua linguagem corporal ajudam o empregador a formar uma impressão sobre você nos primeiros segundos. Se você falhar em qualquer um desses aspectos, pode acabar comprometendo suas chances. Portanto, é importante para encaixar no molde nesse sentido. Em geral, quando está em busca de emprego novo, você precisa agir um pouco diferente. Não quer dizer mascarar sua personalidade para melhorar suas chances, mas você deve fazer um esforço extra para ser a melhor versão possível de si mesmo. Ser aberto, honesto e entusiasta são sempre bons pontos de partida em uma entrevista.

Traduzido e adaptado do original How much or your true self should you reveal at an interview?

Compartilhar essa página