Qual a pergunta certa para fazer ao recrutador?

Qual a pergunta certa para fazer ao recrutador?

Por Juliana Porto

Quem já passou por uma entrevista de emprego sabe que, em algum momento da conversa, o recrutador dá ao entrevistado a chance de fazer perguntas. Neste momento do processo de seleção, você pode não apenas verificar se adaptaria ao posto como também impressionar o entrevistador. Mas qual é a melhor pergunta para fazer ao recrutador na entrevista de emprego e causar boa impressão?

A revista Business Insider conversou recentemente com a cofundadora da marca de sapatos femininos Solemates, Becca Brown, sobre o assunto. Antes de lançar seu próprio negócio, Becca, que é formada em Harvard e tem um MBA pela Universidade de Columbia, passou pelo Goldman Sachs, onde teve vários cargos, incluindo uma posição no time de recrutamento do banco.

Alguns candidatos chegaram a pergunta-la na época: “Qual é a parte mais desafiadora do seu trabalho?” ou “Quais foram os projetos mais interessantes em que você trabalhou?” - mas aquela que ela sempre esperava que lhe fosse perguntada, mas nunca apareceu é: “Onde você se vê em cinco anos?”.

“Eu gosto desta pergunta - e ninguém a fez - porque é difícil de responder”, disse ela à publicação. “É uma pergunta importante para fazer aos outros e a si mesmo, e se algum candidato a fizesse, ele se destacaria”, completou.

Para Becca, esta é uma boa pergunta a ser feita para recrutadores porque, enquanto candidato, é bom saber o que a pessoas que está te entrevistando pensa para a carreira dela dentro da futura empresa e analisar se é algo que está alinhado com seus objetivos. “Embora eles não sejam completamente correlacionados, ela ajuda o candidato a ter alguma indicação das possibilidades de crescimento a partir da experiência do recrutador”, disse.

 

Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

 

Share This Page