Uma hora ou outra todos candidatos a vagas de emprego irão passar pela pergunta “qual é a sua pretensão salarial?”, seja por meio de teste online, no currículo ou nas entrevistas pessoais. Embora pareça mais uma pergunta comum, ela tem muita importância em um processo seletivo.

Como responder? Em que momento tocar no tema? Como me preparar? Há sempre o receio de apostar alto demais e ficar fora da seleção ou de colocar muito para baixo, e ter suas habilidades colocadas em xeque. Assim, siga estas quatro etapas para se sair bem com sua resposta.

Baixar o Guia Salarial

1. Faça sua pesquisa

Para saber o que responder é preciso pesquisar e entender o quão capacitado você é para o mercado que está inserido. Portanto, observe e analise o mercado de trabalho, como o mesmo está funcionando atualmente, o quão saturado está e como está sendo a demanda. Se sua área em foco está inundada de candidatos iguais a você, será necessário abaixar suas expectativas salariais ou buscar um diferencial que justifique uma remuneração mais alta.

Sua avaliação deve, também, considerar a localização da empresa, quantos funcionários têm e se é propriedade privada ou pública.

2. Tenha certeza sobre suas expectativas salariais

A questão geralmente surge após a descrição da vaga e entendimento do que você poderá agregar à empresa, assim a resposta estará mais alinhada aos objetivos de ambos. Quando ela aparecer, não seja evasivo.

Trate o assunto quando o entrevistador perguntar e lembre-se de basear sua resposta na pesquisa realizada anteriormente.

3. Olhe o cenário como um todo

Quando você trabalha para uma empresa, você não está apenas recebendo um salário. Você também está adquirindo um pacote de benefícios, que variam de empresa para empresa. Além dos benefícios financeiros como vale refeição, assistência médica e vale transporte, avalie os benefícios não-financeiros, como a possibilidade de trabalho remoto, treinamentos, desenvolvimento profissional etc. Há um tempo o salário deixou de ser o principal fator a ser analisado na hora de uma recolocação profissional, por tanto, leve em consideração todas as possibilidades que a vaga oferece.

4. Se questione: você será feliz com esse salário?

Independentemente se a pergunta sobre a pretensão salarial aparecer na entrevista pessoal ou na aplicação online, você deve considerar se a sua possível resposta lhe fará feliz e se estará disposto e capaz de viver daquela forma sem se arrepender depois.

Se a rua pretensão não estiver de acordo com a vaga, seja sincero com o recrutador, pois talvez aquele não seja o trabalho ideal para você e, provavelmente, você não se sentirá feliz a longo prazo.

O segredo é: prepare-se! Você pode estar a um passo de conquistar o trabalho dos seus sonhos, com um salário justo e adequado.