Profissões em alta: Gerente de vendas

Por Adriana Fonseca

Uma das profissões em alta em 2017 é a de gerente de vendas, segundo levantamento da  Robert Half. Isso porque esses profissionais são responsáveis por aumentar o faturamento das empresas, garantindo a lucratividade necessária.

Carolina Cabral, gerente de divisão na Robert Half, explica que a partir do momento que o mercado começa a esboçar uma reação, o primeiro profissional contratado pelas empresas é o gerente de vendas. “É um profissional de gestão, que vai ajudar a montar a equipe adequada para o novo cenário”, diz.

Quando a empresa atua no mercado B2B (business to business), o mais comum é que o gerente de vendas entenda tecnicamente do negócio, então as organizações costumam procurar profissionais que venham da área técnica, como engenheiros. Além disso, o mercado exige, cada vez mais, que o profissional tenha experiência no setor que ele vai atuar. “É rara a migração entre segmentos, porque o networking é muito importante”, diz Carolina.

Agora, se a companhia atua no B2C (business to consumer), não há necessidade de o profissional ser tão técnico. “Basta um treinamento de produto”, diz Carolina.

Nas duas situações, no entanto, existe necessidade de domínio da língua inglesa, competência que nem sempre é fácil encontrar nos profissionais.

Na entrevista de emprego, Carolina ressalta que é importante o candidato saber explicar de maneira sintética quais foram os resultados que ele e o time sob sua responsabilidade em trabalhos anteriores alcançaram. “A comunicação na entrevista tem que ser de excelência e assertiva”, enfatiza a headhunter. “É fundamental usar números, saber dizer o que alcançou e quanto de recurso foi usado para chegar àquele resultado.”

>> Leia mais: Profissões em alta: Engenheiro de vendas técnicas

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Compartilhar essa página