Profissões em alta: Engenheiro de vendas técnicas

No começo do ano, a Robert Half destacou as profissões que estarão em alta ao longo de 2017. Agora, uma a uma, vamos aprofundar as competências necessárias para ocupar esses cargos.

A primeira da lista é engenheiro de vendas técnicas.

Como explica Isis Borge, gerente de divisão da Robert Half, a função está em alta porque trata-se de um profissional que tem capacidade de ganhar mercado e aumentar o faturamento da empresa.

O engenheiro de vendas técnicas vende itens complexos, por isso é, normalmente, um profissional formado em engenharia e com capacidade de entender a fundo o projeto do cliente, para oferecer produtos que realmente agreguem valor. “Ele entende detalhadamente o que o cliente precisa e consegue explicar claramente o valor agregado de seu produto para o projeto”, diz Isis.

Diante de tamanha complexidade, o processo de venda, nesse caso, costuma ter um ciclo mais longo. Por conta disso, o salário do engenheiro de vendas técnicas é um valor fixo – e não baseado em comissões, como ocorre na área comercial. De qualquer forma, há, sim, uma bonificação ao fim da venda. “Mas como não há um monte de pedidos todo mês, o salário mensal não depende das vendas”, explica Isis.

De acordo com o Guia Salarial da Robert Half, o salário do engenheiro de vendas técnicas vai de R$ 6.800, para quem tem pouca experiência, até R$ 18 mil.

Abaixo, as competências e habilidades necessárias para ocupar o cargo de engenheiro de vendas técnicas.

  • Formação técnica em engenharia
  • Ser estudioso e analítico
  • Capacidade de entender detalhadamente o projeto do cliente e dos produtos que vende
  • Gostar de trabalhar fora da empresa, visitando clientes
  • Habilidade de prospectar ativamente novos mercados
  • Pró-atividade
  • Perfil mão na massa (“hands on”)
  • Focado em resultado

Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Compartilhar essa página