Profissões em alta: Analista de BI

Por Adriana Fonseca

O Analista de BI é um profissional que está em alta no mercado. Isso porque trata-se de uma função que extrai, trata e analisa dados para serem usados em decisões estratégicas de negócios. Hoje, segundo especialistas, toda empresa quer subsídio para suas tomadas de decisão, e o analista de BI fornece esse subsídio.

Os profissionais mais técnicos, que normalmente fazem a extração dos dados, costumam ser formados em áreas relacionadas à tecnologia da informação e complementam o currículo com certificações importantes para trabalhar na área. Já os profissionais responsáveis pelas análises dos dados e tomadas de decisões geralmente são formados em estatística, matemática, engenharia ou ciência da computação. Nesse caso, costumam ter especialização em big data e bom relacionamento interpessoal, pois precisam interagir com as áreas de negócio da empresa para entender as necessidades de cada uma e, a partir daí, executar o trabalho.

Os setores que mais demandam o analista de BI são o varejo e a indústria. O domínio do inglês só costuma ser necessário se a empresa for multinacional.

Se você trabalha na área, acesse o site da Robert Half e dê uma olhada nas oportunidades disponíveis.

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Compartilhar essa página