15 profissões curiosas do futuro que devemos ter até 2030

Profissões do futuro

*Por Robert Half

Com a velocidade das mudanças trazidas pela tecnologia, o mercado profissional também foi afetado.

Essa tendência não deverá acabar tão cedo, então até o final de 2030 é bem provável que diversas das hoje chamadas profissões futuro já sejam reais.

Que tipos de carreiras e profissões teremos até 2030?

Com o objetivo de ter uma resposta a essa pergunta, o governo do Reino Unido encomendou um estudo à consultoria Fast Future Research e o resultado é um cenário global dos trabalhos que estarão disponíveis nos próximos anos. O levantamento levou em conta respostas de 58 países e analisou dez tendências globais, como mudanças demográficas, turbulência econômica, agenda dos negócios 3.0, ciência e tecnologia, sociedade em transição e desafios de recursos naturais. Veja alguns dos empregos que teremos:

Profissões curiosas do futuro

1. Gerente de bem-estar da velhice

Conjunto de médicos, farmacêuticos, protéticos, psiquiatras e especialistas em soluções naturais para ajudar a gerenciar as diversas necessidades de saúde decorrentes do envelhecimento da população. 2. Especialista em reversão de mudanças climáticas Com as ameaças e os impactos das mudanças climáticas, uma nova leva de cientistas-engenheiros será necessária para ajudar a reduzir ou reverter os efeitos da mudança climática em algumas localidades.

2. Especialista em reversão de mudanças climáticas

Com as ameaças e os impactos das mudanças climáticas, uma nova leva de cientistas-engenheiros será necessária para ajudar a reduzir ou reverter os efeitos da mudança climática em algumas localidades.

3. Fazendeiro de cultivos geneticamente modificados e pecuária

Serão responsáveis por áreas de cultivo e criação de gado geneticamente modificados para aumentar o rendimento dos alimentos e criar proteínas terapêuticas, produtos farmacêuticos e químicos.

4. Desenvolvedor de veículos alternativos

Designer e engenheiros da próxima geração de veículos de transporte que usarão materiais e combustíveis alternativos.

5. Nanomédico

Os avanços da nanotecnologia darão a possibilidade de usarmos uma série de dispositivos em escala nano que poderão transformar o cuidado pessoal com a saúde.

6. Advogado virtual

Com nossas vidas cada vez mais online, especialistas serão requisitados para resolver disputas legais que podem envolver pessoas residentes em diferentes jurisdições legais.

7. Diretor de melhora da saúde in company

Estará em cada empresa e será responsável pela saúde dos funcionários. Esses profissionais poderão aplicar os últimos avanços médicos, de suplementos nutricionais a melhorias de memória, para garantir que os empregados da empresa tenham um desempenho superior.

8. Analista de reciclagem

Com as pressões crescentes relacionadas ao meio ambiente, o número de empresas que empregam especialistas em reciclagem vai aumentar.

9. Analista de rede social

Especialistas que monitoram tanto as redes internas quanto externas para ajudar as empresas a melhorar os benefícios enquanto minimizam os riscos.

10. Coordenador de processo global de trabalho

Usam bases de dados, sistemas de modelagem e de interação em tempo real para coordenar o trabalho entre funcionários distribuídos ao redor do mundo.

11. Especialista em identificação biométrica

Peritos no desenvolvimento de tecnologia para identificar as pessoas com base no olho, palma da mão ou tom de voz. O desafio desses especialistas será desenvolver as próximas gerações de soluções que podem escanear as pessoas sem interromper suas atividades.

12. Engenheiro / Cientista / Designer de vida sintética

A vida sintética foca em recriar a vida bioquímica a partir de substâncias não vivas (abióticas).

13. Encarregado de desperdício de dados

Especialistas garantem a segurança da eliminação de dados de governos e empresas que não podem ser rastreados. 14. Organizador da desordem virtual Os especialistas que nos ajudarão a organizar nossas vidas eletrônicas. Esse gerenciamento inclui uma administração eficiente de e-mails, assegurando o armazenamento ordenado de dados, a gestão de IDs eletrônicos e a racionalização das aplicações que usamos.

14. Desorganizador da desordem virtual

Especialistas que nos ajudarão a organizar nossas vidas eletrônicas. Esse gerenciamento inclui uma administração eficiente de e-mails, assegurando o armazenamento ordenado de dados, a gestão de IDs eletrônicos e a racionalização das aplicações que usamos.

Você também pode gostar de: Investimento em startups​

15. Especialista em ler mentes

Sem dúvida, uma das que mais se destacam na lista de profissões do futuro. Com o aperfeiçoamento das tecnologias de escaneamento do cérebro e o desenvolvimento de percepções mais profundas de nosso comportamento com base cognitiva, biológica e química, podem surgir profissionais para ajudar a ler nossas mentes.

Você também pode gostar de: Profissões em alta apesar da crise
 

Compartilhar essa página