Por Alexandre Arima

A criatividade já não é o fator determinante para que um profissional de marketing seja considerado um talento.
Esta habilidade continua importante, mas o mercado também possui outras exigências.

É preciso ter um perfil profissional focado em resultados, com ampla capacidade analítica de dados para auxiliar no processo de tomada de decisões da equipe de vendas e capaz de propor ações com retornos mensuráveis para o negócio.

Inovação em Marketing

A palavra do momento é inovação e essa afirmação se acentua ainda mais em momentos desafiadores da economia.
É impossível obter resultados diferentes a partir das mesmas ações, ainda mais em um mundo em constante mudança, seja da realidade das empresas, dos avanços da tecnologia, do perfil do consumidor, ou todos esses fatores juntos.

Este cenário faz com que parte das características do profissional de marketing seja estar atento ao cliente, às tendências do mercado de atuação da marca que representa e às novas ferramentas de trabalho que permitam ações mensuráveis.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Marketing é uma ciência

O Marketing é uma ciência relativamente nova, que não tem formas matemáticas pré-definidas, como acontece na física e na química. Às vezes, algumas ações ainda acontecem por tentativa e erro.

Daí vem a crescente necessidade de acompanhamento das campanhas por meio de relatórios e dados. As redes sociais, por exemplo, têm interferido muito na forma como as empresas estão fazendo negócios hoje em dia.

Foco na fidelização do cliente

Com relação ao cliente, é fundamental um trabalho de marketing além da criatividade, por meio de um profissional capaz de entender seu comportamento, preferências, objetivos e estágio de vida, além de seus hábitos e preferências ao se comunicarem.

Não é mais aceitável produzir uma única campanha para todos seus clientes, sem considerar uma mensagem diferenciada para cada tipo de consumidor e para cada estágio do seu relacionamento com a marca. Para isso, a tecnologia e as ferramentas de e-mail marketing têm contribuído bastante, se comparado há cinco anos.

Áreas em destaque

Toda essa efervescência no mercado se reflete na valorização dos profissionais de marketing para: redes sociais, que tenham facilidade de se integrar ao negócio; os especialistas em CRM (Customer Relationship Management), Inbound Marketing e Business Intelligence; além dos que estejam antenados às tendências de mercado, como o Big Data e aplicativos para mobile. Àqueles que desejam estar um passo à frente, garantir conhecimento em geolocalização será um diferencial importante num futuro próximo.

Tenha em mente que, assim como na área de Tecnologia, não é aconselhável para um profissional de marketing tirar os olhos do mundo, porque quando você decidir retomar o foco tudo estará mudado! O desafio não acaba nunca!

* Alexandre Arima é gerente de Marketing da Robert Half para a América Latina. Originalmente publicado no portal Mundo do Marketing.

Guia Salarial 2020

Sua fonte de informação e apoio na tomada de decisão