A participação em processo seletivo para advogados, requer alguns cuidados

Processo seletivo para advogados

Por Gabrielle Moreira

Para participar de um processo seletivo para advogados, os candidatos devem se preparar para a formalidade durante as entrevistas. 
Essa característica marcante para esse tipo de contratação, ocorre principalmente pela grande exigência do cargo. Confira algumas dicas que irão te ajudar.

Como se vestir em uma entrevista na área jurídica

A preparação para a entrevista inicial começa antes mesmo de o candidato sair de casa, no caso, a escolha da roupa. Para esses casos, seguir o dress code empresarial é muito importante para causar uma boa impressão inicial e já ajuda a ganhar pontos. 

Mariana Horno, gerente da divisão de Recursos Humanos da Robert Half, lembra que processos de recrutamento e seleção costumam ser um pouco mais formais, ainda mais considerando um escritório de advocacia, que tende a ser mais formal que outros segmentos. 

Ternos sóbrios, usados com camisas de cor clara e gravata são obrigatórios, diz Mariana, assim como sapatos sociais escuros. As mulheres, ainda que possam jogar um pouco com o figurino, devem optar por looks mais conservadores no momento da entrevista. Terninhos, tailleurs de cores sóbrias são uma boa pedida. "Não exagere nos acessórios, escolha jóias e bijouterias mais discretas. A maquiagem também deve ser leve", lembra a gerente. 

Habilidades comportamentais e formação acadêmica de destaque

Se destacam no processo candidatos que demonstrem harmonia e equilíbrio do perfil comportamental com o técnico. Formação de primeira linha é importante. "Cursos complementares, como LLM no exterior, mestrados e doutorados em universidades renomadas e passagens sólidas em empresas reconhecidas causam boa impressão", acrescenta Mariana. 

Uma das dicas para entrevista é a respeito da apresentação, pois as pessoas que mostram entender as características da função que será exercida, se saem melhores no processo. Boa comunicação, proatividade e comprometimento são características indispensáveis que serão avaliadas pelo recrutador.

Oportunidades de vagas na área jurídica

Para os advogados que estão buscando novos desafios e vagas na área jurídica, vale lembrar que a área tributária e a de recuperação judicial estão entre as mais aquecidas do setor. O cenário econômico mais delicado, lembra Mariana, é uma das principais razões para a movimentação nesse segmento. 

"O candidato que demonstrar maturidade na entrevista e exemplos concretos de experiências bem-sucedidas, ressaltando sempre a sua participação e diferenciais nos resultados atingidos tende a se destacar", diz Mariana. Ela ressalta ainda que transparência e honestidade em um processo seletivo são importantes para passar credibilidade ao empregador. Isso ajudar a balizar as expectativas em termos de conhecimento, e o que se pode esperar em termos de entrega.

Gabrielle Moreira é jornalista e escreve sobre economia, finanças, carreiras e comportamento há mais de dez anos. Depois de uma temporada no Valor Econômico de São Paulo, mudou-se para o Rio de Janeiro e agora reporta diretamente de seu home office na cidade maravilhosa. 

Compartilhar essa página