Por que algumas pessoas desistem de mudar de carreira?

Não importa quantos anos você tenha, mudar de carreira não é um processo fácil. Para muitas pessoas, o sonho de mudar não só de emprego, mas, sim, para uma carreira totalmente nova, pode nunca se realizar. Isso porque elas ficam presas aos riscos, incertezas e possíveis armadilhas financeiras desse processo. Nesse artigo, vamos identificar as razões (muitas vezes negativas) que levam as pessoas a desistirem de mudar de carreira.

Dinheiro
A questão de dinheiro - ou, mais precisamente, uma possível perda de renda - tende a parar a busca de muitas pessoas por uma mudança de carreira. Especialmente para profissionais que estão no mercado há mais tempo. Muitas vezes, eles conquistaram um emprego bem remunerado. Começar uma nova carreira, muitas vezes, pode significar começar em posições inferiores, o que para muitos significa um salário menor. Porém, em vez de apenas rejeitar a ideia de uma nova carreira com base nas finanças, procure maneiras de se preparar para essa transição. Obviamente, será preciso abrir mão de algumas coisas ou limitar o consumo por um tempo. Mas um bom planejamento financeiro pode ajudá-lo a sustentar essa mudança.

Falta de confiança
É comum profissionais ficarem em um emprego por um longo tempo, simplesmente porque têm medo de voltar-se para algo novo. Suas dúvidas, muitas vezes, nascem de uma falta de confiança que alguém vai empregá-los, principalmente, se eles não têm experiência. Porém, experiência não é tudo. É possível que um potencial empregador contrate candidatos proativos, que demonstram ambição e entusiasmo para uma função, mesmo que eles não tenham experiência. Nessas situações, você precisa convencer o empregador de que dá conta do recado. Trabalhe para melhorar sua confiança. Converse com pessoas do mercado de interesse e descubra o que é preciso para fazer o seu futuro trabalho. Estabeleça conexões, pesquise pessoas e produtos. Se possível, você também pode pedir para ser para estagiário em uma empresa que deseja trabalhar para assim aprender os processos e construir uma relação de confiança.

Preocupações de relacionamento
Quando você está em um relacionamento sério, precisa levar em consideração as suas necessidades e as do seu parceiro e filhos, especialmente quando você é o principal provedor da casa. A melhor maneira de lidar com os impactos que uma mudança de carreira traria é conversar com sua com sua família. Discuta como isso afetará o estilo de vida e as finanças, e, principalmente, deixar claro que você não está feliz com sua carreira atual.

Falta de clareza
Algumas pessoas querem mudar, simplesmente porque não gostam de sua profissão atual. O problema é que elas não sabem o que querem fazer de diferente. Neste caso, antes de fazer qualquer movimento, é melhor descobrir o que se quer. Uma maneira é seguir estas dicas simples: seguir a sua paixão, fazer o que você ama fazer ou aquilo em que você é bom. Responder a algumas questões sobre quem você é, quem você quer ser e o que você precisa é fundamental.

Idade
Muitas pessoas não se incomodam em mudar de carreira, porque acreditam que são velhos demais para fazê-lo - elas tendem a pensar que levarão muito tempo para ter sucesso em um novo papel ou que não será levada a sério pelos recrutadores. A idade é apenas uma desculpa. Não importa qual a sua idade, nunca é tarde demais para mudar e fazer algo que você realmente ame.

Mau momento
Alguns desistem de procurar uma nova carreira, porque consideram o momento ruim. Talvez haja uma recessão ou você acha que ninguém está contratando no momento. Se este é o seu padrão de pensamento, lembre-se que em tempos econômicos mais difíceis, as empresas buscam os melhores funcionários e mais motivados que possam encontrar. Se você é apaixonado por uma carreira em particular, isso vai fazer toda a diferença para o seu sucesso na nova empreitada.

Medo de falhar
Esta é uma preocupação comum, especialmente para as pessoas que querem deixar seu papel atual e tentar algo novo. No entanto, tenha em mente que há uma infinidade de serviços em que você poderá acessar novas habilidades e se você realmente não tiver sucesso, sempre poderá voltar para o seu tipo anterior de trabalho.

Fechar portas
Quando você trabalhou duro para chegar onde você está e cultivou fortes ligações ao longo dos anos, pode ser assustador mudar de carreira e afastar-se do que é familiar. No entanto, existem maneiras de usar suas conexões para ajudar você a encontrar um novo caminho. Da mesma forma, essas ligações podem ser seus maiores apoiadores na condução de sua ambição de encontrar um papel que mais lhe convier. Só porque você está começando uma nova carreira não significa que está fechando as portas.

Traduzido e adaptado de Changing Career: 8 reasons people put off making a career change.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página