A integração na empresa durante o período de experiência

Período de experiência_os primeiros 90 dias

*Por Fernando Mantovani

O período de experiência dos primeiros 90 dias, são cruciais para você se destacar em um novo emprego.

É preciso dosar para não acelerar demais nem de menos. Focado em lideranças, o livro de Michael Watkins intitulado Os primeiros 90 dias – Estratégias para novos líderes pode ser considerado um manual para quem quer se sair bem nos primeiros meses do novo cargo. Porém, independentemente de ser um líder ou não, considero que há três grandes etapas a serem vencidas por qualquer pessoa em um emprego novo.

Os três primeiros meses do período de experiência

Primeiro mês: Processo de adaptação

Use o primeiro mês para conhecer a estrutura da nova empresa, quais serão seus reports, seus pares e sua equipe. Entenda os objetivos gerais para o ano e os específicos para o seu departamento. Enturme-se com os novos colegas. Informe-se sobre o histórico das principais ações que agora serão sua responsabilidade. Faça perguntas!

Segundo: Planejamento a curto prazo

É importante ter pequenas vitórias logo no início, por isso faça o que for mais fácil primeiro. Tenha muito cuidado para não se comprometer em excesso – se você não for capaz de entregar o que promete acumulará pontos negativos.

Terceiro: Período de consolidação

Não descuide do relacionamento interpessoal, mas deixe claro seu estilo de trabalhar. Finque bandeira na posição que ocupa e confirme ao seu empregador que a sua contratação foi mais que acertada.

Leia também: Contratação para trabalhos temporários

Fernando Mantovani é diretor de operações da Robert Half Brasil.
Este artigo foi publicado em primeira mão no blog Sua Carreira, Sua Gestão, no site da Exame.com.

Tags: Emprego

Compartilhar essa página