Perguntas para responder antes de trocar de emprego

O que leva uma pessoa a querer mudar de emprego? Salário maior e mais benefícios normalmente saltam aos olhos de quem recebe uma nova proposta de trabalho. Mas, para não se arrepender mais pra frente e não prejudicar o seu desenvolvimento de carreira, vale a pena refletir um pouco mais e analisar outros pontos. Veja quais são eles.

1. A empresa oferece chance de crescimento?
Procure checar se a companhia tem plano de carreira para seus funcionários e compare as suas possibilidades de desenvolvimento no atual e no novo emprego

2. Os valores da companhia estão alinhados aos seus valores pessoais?
Uma incompatibilidade nesse sentido provavelmente vai impactar sua motivação para o trabalho e, consequentemente, sua produtividade.

3. A cultura corporativa combina com você?
Procure observar o ambiente de trabalho. É formal demais? Você se sentiria bem em um local assim? Analise o comportamento das pessoas enquanto você anda pelo escritório e a forma como os profissionais se vestem. São informações que acabam dando sinais de como é a cultura da empresa.

4. Você sabe tudo sobre a nova função?
Na entrevista de emprego, faça perguntas ao recrutador para descobrir a descrição real do novo trabalho. Procure conhecer quem será seu futuro chefe e, se possível, alguns colegas de equipe.

5. O que você ganha com a mudança?
Toda decisão impacta em perdas e ganhos. Faça uma lista dos prós e contras e pondere os aspectos positivos e negativos de aceitar o novo trabalho. Em paralelo, tenha bem claro seu objetivo de carreira.

Se, no fim das contas, decidir que é melhor aceitar a oferta, vá em frente!

Tags: Carreira, Emprego

Compartilhar essa página