Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Embora seja esperado que os candidatos se preparem bem para um próximo processo seletivo, o mesmo pode ser dito para os gerentes de contratação. Desenvolver uma boa seleção de perguntas na entrevista de emprego é a chave mestra de parte da seleção, pois elas ajudam na descoberta dos principais detalhes sobre os pontos fortes, fracos e sobre a personalidade de um candidato.

Separamos um artigo com uma lista de perguntas que podem ajudá-lo a maximizar o valor da entrevista e facilitar a sua escolha pelo candidato mais adequado para o trabalho oferecido. Ao ler o texto, você entenderá a importância dessa seleção de questionamentos, saberá quais são eles e como recomendar que os participantes falem de suas próprias deficiências.

Preparado para a leitura? Então, prossiga!

Envie sua vaga

Por que é importante fazer as perguntas certas em uma entrevista de emprego?

O processo de troca de funcionários é muito caro no Brasil. Demitir e recontratar gera custos altíssimos, pesando no desempenho financeiro da companhia. Além disso, muito tempo é perdido com novos treinamentos e adaptações culturais na nova empresa.

Dessa forma, conduzir a entrevista de emprego fazendo as perguntas certas é essencial para acertar na escolha. Isso ajuda a otimizar diversos aspectos da empresa, como a otimização de recursos e o desempenho da equipe pela escolha adequada do novo profissional.

Quais são as 12 principais perguntas na entrevista de emprego?

Acompanhe a seguir as perguntas mais importantes e que não podem deixar de fazer parte de uma entrevista de emprego.

1. Me fale sobre você

Essa é uma pergunta comum para os entrevistadores — e muito importante. Além de ser uma forma de “quebrar o gelo” e dar ao candidato um momento para relaxar, dá ao recrutador a oportunidade de obter informações valiosas sobre o perfil do candidato.

Enquanto alguns candidatos podem responder com um resumo da história da carreira, outros escolherão novos detalhes, como suas aspirações de carreira no longo prazo.

Em todo caso, busque pelo candidato que tenha suas respostas alinhadas à oportunidade em questão, observando como eles podem agregar valor à organização.

2. Por que você se interessaria em trabalhar nesta empresa?

Entre a possível gama de perguntas, essa identificará os candidatos que fizeram uma pesquisa prévia sobre a empresa. Os candidatos mais preparados poderão oferecer respostas personalizadas, demonstrando interesse não apenas pela oportunidade, mas também pela organização.

3. Pode me descrever os seus pontos fortes?

Muitos candidatos anteciparão esta pergunta durante a entrevista e poderão listar suas habilidades ou talentos. Procure os candidatos fortes nas habilidades exigidas pela função. Não perca a oportunidade de pedir exemplos concretos de como os pontos fortes pessoais beneficiaram um empregador anterior/atual ou apoiaram o seu próprio sucesso profissional.

4. Quais são as suas principais fraquezas?

Quando chega o momento desta pergunta, algumas respostas clichês podem aparecer, como por exemplo: "eu trabalho demais" ou "sempre aposto muito alto".

Muitos candidatos podem não gostar dessa pergunta, incapazes de ver o ponto principal da mesma. No entanto, perguntas sobre fraquezas pessoais podem revelar informações úteis sobre autoconhecimento e o compromisso do candidato com o desenvolvimento pessoal.

Sabendo disso, esteja atento. Respostas como "eu sempre durmo com o meu alarme e luto para começar a trabalhar todos os dias" pode destacar um funcionário problemático, por exemplo.

5. Como você se vê daqui a cinco anos?

Essa pergunta não foi designada para testar os poderes de prever o futuro dos candidatos e, sim, dar ao gerente de contratação uma ideia da motivação do candidato e seus objetivos de carreira.

Em particular, atente para indícios de que um candidato pode não estar comprometido com a organização. Respostas como "planejo estar em uma praia em Bali" ou "espero estar executando meu próprio negócio" sugerem que o funcionário não planeja trilhar seu caminho dentro da companhia.

Leia também: 11 perguntas que todo headhunter faz

6. Poderia me dar um exemplo de uma situação pela qual você se encontrou em um desafio e como o superou?

Aqui está uma pergunta que reflete atitudes comportamentais do candidato. Esta questão visa avaliar três fatores críticos: a capacidade do candidato para reconhecer um problema ou desafio, desenvolver uma solução ou plano de ação; e descrever como suas ações beneficiaram a empresa. Em suma, essa é uma oportunidade para o candidato mostrar suas iniciativas e habilidades de resolução de problemas no ambiente de trabalho.

Por exemplo, um candidato sênior pode dar um exemplo de uma situação na qual testemunhou um desperdício financeiro no local de trabalho, seguido de uma descrição das sugestões que ele ofereceu para proporcionar economia de custos e as etapas que foram tomadas para implementar as suas ideias. A explicação deve, idealmente, encerrar com uma figura clara do quanto a empresa conseguiu economizar como resultado de sua iniciativa.

7. Quais são os fatores mais importantes que você busca na sua próxima oportunidade profissional?

Os candidatos podem oferecer várias possíveis respostas a esta questão e os recrutadores devem atentar-se às mais relevantes para a empresa e a oportunidade.

As discussões sobre a possibilidade de melhorar as habilidades pessoais, ter flexibilidade para tomar iniciativas ou assumir mais responsabilidades podem indicar um candidato que é motivado por mais do que apenas um pacote de benefícios.

8. Por que você está saindo do seu emprego atual?

Quando se trata de selecionar as perguntas certas, essa é uma que pode precisar ser utilizada com sensibilidade. Um candidato pode ter sido afastado por algum problema pessoal ou voltar para o mercado depois de um período de estudos, por exemplo. Seja qual for o caso, vale a pena rever o currículo do candidato antes de realizar a pergunta, a fim de mostrar que você está familiarizado com suas circunstâncias.

Em geral, esta questão visa descobrir várias informações importantes. Em primeiro lugar, o candidato foi convidado a se retirar ou pediu sua demissão voluntariamente? Se o caso for a primeira opção, tente descobrir o motivo principal — se está relacionado ao desempenho ou à integridade. Tenha em mente que podem haver razões inteiramente válidas por trás de uma demissão forçada, incluindo uma fusão corporativa.

Se o candidato está saindo por espontânea vontade, procure entender a situação e como sua resposta está enquadrada. É perfeitamente razoável que um candidato deseje melhorar suas habilidades em um papel mais desafiador, o que é muito diferente de um candidato que usa a entrevista para se queixar de ser injustamente ignorado por uma promoção, por exemplo.

9. Qual é a sua pretensão salarial?

Esse é o momento de alinhar as expectativas. E é quando se torna essencial estar familiarizado com as últimas tendências e benchmarks salariais.

O Guia Salarial da Robert Half permite que os profissionais de contratação ofereçam salários competitivos, ao mesmo tempo que reconhecem se as expectativas de um candidato são razoáveis. Da mesma forma que oferece aos candidatos uma possível fonte de estudo e padrão de mercado.

Você pode gostar de: Officeless: oito fatores que desafiam os profissionais de RH

10. Você tem alguma dúvida?

O candidato usará esse momento da entrevista para esclarecer quaisquer incertezas, perguntar sobre os próximos passos e abranger todos os problemas que o recrutador ainda não abordou, como a disponibilidade de programas de desenvolvimento profissional ou mentoria, por exemplo.

11. Fale sobre um projeto do qual participou. De que forma você colaborou?

É importante conhecer trabalhos passados que o candidato tenha atuado de forma significativa. Essa pergunta é especialmente importante em vagas que requerem profundo conhecimento técnico. Outra situação importante é entender de que forma o candidato colabora quando está imerso no trabalho em equipe.

12. Como você reage quando é contrariado?

O principal objetivo dessa pergunta é identificar se o candidato à vaga tem fortes habilidades no campo da inteligência emocional. Saber lidar com conflitos de forma pacífica e amigável é essencial para manter o bom clima organizacional. Pessoas sem controle de suas emoções costumam gerar danos para toda a equipe.

Como exemplificar defeitos do candidato que podem ser citados na entrevista?

Solicitar ao candidato de forma direta que fale sobre seus defeitos pode não ser muito produtivo. Isso porque ninguém se sente tão à vontade para falar desses pontos. Assim, uma boa forma de conduzir essa parte do processo é dando exemplos.

Falar sobre habilidades que precisam ser melhoradas ou experiências profissionais de alguém no passado que acabaram se mostrando equivocadas pode ajudar nesse momento. O candidato pode se sentir mais à vontade para expor seus pontos que precisam ser melhorados.

Se os recrutadores fizerem as principais perguntas na entrevista de emprego, terão um roteiro preciso para obter as informações mais relevantes sobre um candidato de uma maneira mais fácil e rápida. Isso aumentará a probabilidade de identificar os candidatos que contribuam de forma valiosa para a empresa e sua cultura, aumentando as chances de realizar uma contratação que não gerará uma futura demissão por incompatibilidade com a cultura organizacional.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e entre em contato conosco para conhecer melhor a ajuda que podemos promover nos processos de seu RH!

Contratando com eficiência

Confira dicas essenciais para o sucesso de um processo de recrutamento.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.