Para adoçar seu dia!

Por Giovana Gimenez de Oliveira

Li que em 7 de julho se comemora o dia mundial do chocolate. Li também que existem outras datas que também comemoram a iguaria, mas como nunca é demais falar dele, vamos adoçar esse dia!

Agora você deve estar se perguntando: o que um post sobre chocolates está fazendo no blog da Robert Half, uma consultoria de recrutamento e seleção? Pois bem, te explico. Você sabia que o chocolate pode te ajudar, e muito, no seu dia a dia profissional?

Saúde mental e função motora

Pesquisando, soube que, rico em cacau e, consequentemente, em flavonoides, o chocolate possui efeitos anti-inflamatório, antioxidante e vasodilatador, que servem para conter distúrbios cerebrais depressivos, estabilizar o humor e melhorar atividades relacionadas ao reflexo, ou seja, melhora sua atenção e favorece reações rápidas, qualidades essenciais no dia a dia corporativo.

Outra substância importante contida no cacau é a teobromina, que oferece estímulos ao sistema neuromuscular, estimulando a concentração e aliviando o cansaço intelectual.

Se ainda não está convencido, lembre-se que o alimento estimula, também, a produção de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e pela sensação de prazer. Estudos comprovam que trabalhadores felizes são mais produtivos e engajados, o que torna o ambiente mais amistoso e o trabalho mais produtivo.

Chocolate e carreira

Confesso. Não sou especialista em nutrição, nem sou da área da saúde, mas como headhunter – e chocólatra assumida – afirmo que “a recompensa cerebral” ajuda muito na carreira e, inclusive, no processo seletivo. Antes de uma entrevista de emprego, por exemplo, fazer algo que dê prazer, como comer um chocolate, pode dar tranquilidade, aumentar a autoconfiança e levar a uma boa apresentação. Brincadeiras à parte, em um momento de instabilidade econômica como o que vivemos atualmente, o candidato tende a chegar à entrevista inseguro e ansioso, o que pode influenciar, de maneira negativa, o resultado processo. Usar de artifícios que minimizem a tensão do momento é muito positivo.

A dica é válida, também, para antes de uma apresentação de resultados ou de uma reunião com o chefe, já que o doce pode servir para aliviar o estresse do momento.

Cuidando, sempre, para evitar exageros, aproveite os benefícios do chocolate que, além de gostoso, pode ser bastante útil. Vamos comemorar!

*Giovana Gimenez de Oliveira é especialista em recrutamento da Robert Half

Compartilhar essa página