Os segredos de um bom currículo

Os segredos de um bom currículo

Por Adriana Fonseca

Revisar o currículo, usar frases diretas e manter as descrições curtas. Isso, todo mundo já sabe. Mas aqui estão alguns segredos para um currículo perfeito, dicas que não estão espalhadas em qualquer lugar.

Pense em partes

Separe o seu currículo em partes. Agora, foque na primeira. Quando o documento é aberto em um monitor e, particularmente, em um celular ou tablet, a primeira parte é, normalmente, tudo o que o headhunter vê. Por isso, tenha certeza que esse pedaço do currículo prenda a atenção do recrutador. Como? Com um resumo muito bem escrito, que inclui as experiências e qualificações mais relevantes.

Customize e use palavras-chave

Currículos genéricos, que são enviados para toda e qualquer vaga de emprego, dificilmente funcionam. O ideal é customizar o documento para cada processo de seleção. Como? Veja com atenção o anúncio da vaga e, depois disso, ressalte no seu currículo - idealmente com as mesmas palavras-chave – as habilidades técnicas e comportamentais que você tem e são necessárias para o cargo.

Mostre seu desenvolvimento

Prove ao headhunter que você é uma pessoa comprometida com o aperfeiçoamento. Inclua no currículo uma categoria com treinamentos, certificações, publicações, etc.

Liste conquistas, não descreva tarefas

Os headhunters estão menos interessados na rotina profissional e mais nas conquistas que você alcançou em cada emprego. Pense no impacto que você teve em cada função e ressalte isso no currículo – sempre que possível usando números.

Revise o currículo

Essa dica pode até ser batida, já dissemos no começo do texto, mas é necessária. Ao terminar de redigir o documento, cheque a gramática. Muita gente não faz isso, acredite, e uma pesquisa da Robert Half mostrou que 63% dos recrutadores entrevistados disseram que um ou dois erros são suficientes para eliminar um candidato do processo de seleção. Portanto, atenção!

 

Adriana Fonseca é jornalista, tem 14 anos de experiência na cobertura de carreiras e empreendedorismo e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Tags: Currículo

Compartilhar essa página