Os profissionais mais demandados pelo mercado em cinco áreas

A balança do mercado de trabalho continua favorável aos profissionais – há mais ofertas do que gente qualificada. Essa situação, ainda que seja uma realidade em todos os níveis ocupacionais – a taxa de desemprego no Brasil vem se mantendo em níveis semelhantes à do pleno emprego -, é ainda mais evidente em cargos ocupados por pessoas com alto grau de especialização.

Especialistas em recrutamento chegam a dizer que para contadores, gerentes financeiros e engenheiros o desemprego fica próximo de zero. Ok, então quais são os profissionais mais demandados em cada área? Fizemos um rápido levantamento com os headhunters da Robert Half para responder a essa pergunta. Veja só o que eles disseram.

Finanças e Contabilidade
Controllers e gerentes contábeis - As habilidades comportamentais mais valorizadas pelos recrutadores da área são perfil de parceiro do negócio, apresentar estabilidade em empregos anteriores, ter foco no resultado e facilidade para lidar com pessoas. Inglês fluente e conhecimentos de sistemas integrados de gestão (ERP) também são bastante solicitados.

Recursos Humanos
Business partners (ou consultores internos) - Os profissionais mais valorizados na área têm boa comunicação, bom relacionamento e envolvimento com outras áreas do negócio, são proativos , voltados a resultados e apresentam um perfil multitarefa.

Tecnologia da Informação
Desenvolvedores de diferentes linguagens - Aqui, são valorizados foco no cliente e em resultados, autonomia e proatividade, perfil de parceria com as áreas de negócios e bom relacionamento interpessoal.

Marketing e Vendas
Gerentes de vendas - Para quem atua no setor, é importante ter inglês fluente, perfil de venda consultiva, conhecimento aprofundado sobre o segmento de atuação da empresa, foco em resultados, habilidade de relacionamento com todos os níveis hierárquicos e ser multitarefa.

Engenharia
Vendedores técnicos e compradores - Entre as habilidades mais valorizadas na área estão inglês fluente, ter flexibilidade e saber trabalhar em equipe, apresentar estabilidade nos empregos e ter habilidades de comunicação.

Compartilhar essa página