Oportunidades em vendas e marketing, qual o perfil que os recrutadores esperam?

Oportunidades em Vendas

*Por Adriana Fonseca

As oportunidades em vendas, estão mais presentes nos setores de tecnologia, bens de consumo e também equipamentos médicos. Já na procura por profissionais de marketing, os recrutadores têm buscado profissionais generalistas, principalmente para atuar com inteligência de mercado. Para conquistar a vaga é preciso demonstrar capacidade de síntese, de inovação e energia alta. “O profissional não pode simplesmente apresentar mais do mesmo. Precisa inovar”, diz Carolina Cabral, gerente de divisão da Robert Half.             

Perfil do profissional de vendas

Para as oportunidades em vendas, o perfil da vez é o que se chama no mercado de hunter. Trata-se de um profissional capaz de atrair novos clientes para as empresas. Mesmo quem atua no relacionamento de clientes já existentes – o profissional chamado de farmer - precisa ter o perfil hunter, alerta Carolina.

“Os dois precisam ter perfil hunter, mesmo quem vai fazer manutenção de contas existentes, pois é preciso pensar em possibilidades de novos negócios para os atuais clientes. Precisa prospectar. Quem não faz isso não tem vez”, diz a headhunter profissional.

Carolina diz que o conhecimento em inglês para negócios não é suficiente, é preciso fluência e isso ainda não faz parte do perfil do profissional de vendas, o que dificulta as contratações. “Muita gente coloca que é fluente no currículo, mas nos processos de seleção de multinacionais sempre há uma entrevista em inglês e aí o candidato é eliminado”, conta.

A recrutadora ressalta ainda que o bom profissional de vendas também precisa ter capacidade de síntese e saber falar de forma clara e objetiva nas entrevistas de emprego. “É importante ter em mente os resultados que ele quer apresentar ao recrutador e trazer números”, diz ela.

O profissional de marketing que o mercado procura

Quando o assunto são as oportunidades em marketing, a expectativa do mercado vai além da criatividade. Profissionais autodisciplinados, e com facilidade para relacionamento com cliente estão entre os mais cotados.

Salário das oportunidades em vendas e marketing

De acordo com o Guia Salarial 2016 da Robert Half, um gerente geral de vendas e marketing ganha entre R$ 25 mil e R$ 150 mil por mês, dependendo do porte da empresa.

Em vendas, um diretor comercial pode ganhar até R$ 55 mil, enquanto que um executivo de vendas – cargo mais do início da carreira – recebe entre R$ 4,5 mil e R$ 10 mil.

Em marketing, o diretor da área alcança R$ 45 mil e um analista recebe entre R$ 3,5 mil e R$ 7 mil.

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Adriana Fonseca é jornalista, tem 14 anos de experiência na cobertura de carreiras e empreendedorismo e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Hoje, escreve e edita em seu home office.

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