Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Muito comum numa entrevista de emprego é o recrutador buscar entender os objetivos do candidato e compreender se ele está à procura de uma carreira ao invés de apenas um emprego, se seus objetivos estão alinhados com os objetivos da organização, e se ele tem um plano de carreira realista para o seu futuro. Por isso a pergunta clássica: como você se vê daqui a 5 anos? E daqui a 10?

Envie sua vaga

A preocupação das empresas em avaliar o planejamento do colaborador – ou futuro colaborador - é diminuir riscos, rotatividade e aumentar a produtividade e a qualidade do serviço. Mas, além de benéfica às companhias, traçar um plano de carreira coloca a pessoa nos trilhos do sucesso profissional e pessoal, pois, quando se tem uma meta, fica mais fácil programar as formas de alcança-la.

Você também pode gostar de: 11 perguntas que todo headhunter faz

Como traçar um plano de carreira?

Comece identificando seus objetivos, aonde quer chegar a curto, médio e longo prazo, e quais estratégias para atingi-los. Nesse momento, entenda se realmente está disposto a enfrentar todos os desafios e dificuldades que surgirão pelo caminho.

Por exemplo, um cargo de diretor ou gerente pode parecer atraente pelas vantagens financeiras e de benefícios, mas é importante avaliar se, no conjunto, suas habilidades técnicas e comportamentais estão alinhadas ao cargo pretendido.

A melhor maneira de fazer um planejamento mais palpável é mapear as habilidades que possui, as que precisa desenvolver, os recursos necessários para esse aprimoramento e uma data limite para atingir essa meta. Raramente o sucesso ocorre por acaso ou acidente. Em geral, ele é fruto de muito planejamento e foco na execução.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Plano B

O que fazer quando traçamos um plano na carreira e ele começa a não dar certo? Não desanime! Ao traçar um objetivo na carreira, o profissional deve considerar a possibilidade de que ele não dê certo. É impossível ter controle de todas as variáveis.

Por essa razão a melhor recomendação é ter sempre um “Plano B”. Elaborar diferentes estratégias contribui para minimizar a frustração caso o plano inicial não se concretize e dará mais segurança para trilhar a nova meta. Se a necessidade de mudança de rumo se apresentar, é importante que ela não seja encarada como um tipo de fracasso e sim como uma nova oportunidade.

Leia também: Segunda entrevista de emprego - como se preparar?

A resposta certa: como você se vê daqui a 5 anos?

Você chegou até aqui e está curioso para saber a resposta para a pergunta: como você se vê daqui a 5 anos? Não existe uma resposta certa, mas esteja preparado, considerando o perfil da companhia onde se deseja trabalhar.

Por exemplo, um estagiário dizer que pretende alcançar a posição de líder em cinco anos pode parecer fora de propósito em uma empresa tradicional, onde há colaboradores que demoraram 20 anos para chegar ao cargo de gerente e fazer todo o sentido se a entrevista for para uma posição em startup. Como já dito anteriormente, o objetivo do recrutador é entender quais são as metas na vida profissional e pessoal do candidato, se ele pretende construir uma carreira junto à organização ou, pelo menos, concluir ciclos dentro da companhia.

Quando for questionado, seja claro e responda com sinceridade, demonstrando seu interesse em ingressar na empresa e disposição para contribuir com o negócio.

Perguntas Frequentes

Clique no botão abaixo para assistir a vídeos que respondem a várias dúvidas sobre carreira.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro, nós somos uma das principais empresas de recrutamento em São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.