A capacidade de manter a calma sob pressão é uma das qualidades que separa os ótimos dos bons líderes. No momento de dar uma resposta rápida à alguma ação da concorrência ou corrigir uma rota que poderia impactar negativamente a imagem da empresa, os CEOs mais eficazes conseguem manter o sangue frio.

Embora o slogan Keep calm and carry on (fique calmo e siga em frente) seja muito usado, sua efetividade nem sempre é real. Por isso, revelamos aqui o segredo de grandes líderes para manter a calma e tomar decisões difíceis.

Encontre o tempo para relaxar

Muitos empresários acreditam que se dedicar 24 horas por dia, 7 dias por semana ao trabalho é melhor forma de se preparar para crises. Para Richard Branson, fundador do Virgin Group e escaldado sobrevivente de crises (falência da Virgin Records e queda da nave espacial Virgin Galatic), ter tempo para relaxar pode ajudar a enxergar o problema sob uma nova perspectiva.

Em entrevista à revista Entrepreneur, Branson revelou que um mergulho matinal e um jogo de tênis em sua ilha particular, Necker, são essenciais para sua rotina diária. O magnata acredita que priorizando o tempo de lazer, consegue a energia necessária para enfrentar os desafios diários, bem como a calma necessária para lidar com situações de emergência.

Acione sua rede relacionamento se precisar de apoio

Para muitos líderes, a perspectiva de tomar decisões difíceis por si só é suficiente para mandar os níveis de estresse para o alto. Mas Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, conta com a orientação de mentores e colegas de confiança em sua rede profissional para ajudar a tirar a pressão liderança. De acordo com um artigo INFAST Company, Sandberg recorreu ao CEO eBay, John Donahoe, quando as negociações do Facebook com PayPal foram se tornando cada vez mais tensas. Este movimento é a prova de que acionar colegas com experiência pode ajudar os líderes a gerenciar melhor situações críticas.

Foque no pensamento positivo

Quando confrontados com uma crise que poderia ameaçar o seu negócio, uma atitude positiva é o seu melhor trunfo. Em um artigo na BRW, Gail Kelly, ex-CEO da St George & Westpac, disse que sua capacidade de olhar para o melhor em cada situação e ver as ideias e oportunidades em cada desafio a ajudou a evoluir para uma líder mais calma e racional. Isso também a habilitou a escolher caminhos que seriam certo para o seu negócio.

Tenha um estilo de vida mais tranquilo

Tanto numa pequena quanto em um grande centro, os líderes empresariais encontram-se em meio às preocupações do cargo que ocupam.

Para o mega investidor Warren Buffet, trocar o escritório de Manhattan por uma vida na pacata Omaha (Nebraska) foi fundamental para fazer escolhas racionais sobre seus investimentos. “(Em Omaha,) você está longe de fatores irrelevantes e barulho dos escritórios de investimentos”, disse Buffet em uma entrevista na The Week. É a busca de fazer o que for preciso para manter a calma, que faz da empresa de Buffet, Bershire Hathway, uma das mais admiradas do mundo.

Na sua rotina diária, também é importante que encontre maneiras para adotar uma perspectiva de “meio copo cheio” e manter a calma nos momentos adversos. Pergunte-se: Como evitar que a pressão afete minha capacidade de liderar? Que qualidades de liderança que são importantes? Esse exercício pode ajudar.

Traduzido e adaptado do original Keep calm and lead on: how leaders keep their cool.

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

ASSINAR NEWSLETTER