O que todo recém-formado deve saber ao entrar no mercado de trabalho

Você acabou de se graduar, está cheio de sonhos e energia para desenvolver sua carreira. Mas dar o primeiro passo, pode ser um pouco mais complicado do que parece. Envolve foco, determinação e uma grande dose de paciência. Nem sempre é fácil para o recém-formado entrar no mercado de trabalho. Entender as situações abaixo, vai tornar a transição da universidade para o mercado de trabalho menos traumática e dará a você uma vantagem na procura pelo primeiro emprego.

1. Não é pessoal
O número de currículos recebidos em um processo seletivo, geralmente, ultrapassa as centenas. A primeira etapa de um processo de recrutamento em uma empresa é selecionar os currículos mais aderentes à vaga. Muito provavelmente, não será na primeira tentativa que as coisas darão certo. Não desista. O importante é que você prepare bem seu currículo, não minta nem exagere nas experiências e avalie se realmente você tem as condições ideias para aquela vaga.

2. Não especule
O processo de recrutamento envolve uma certa imprevisibilidade. Você não sabe porque a posição está vaga. Também não tem a informação se candidatos internos estão participando da seleção. Ou se alguém mais experiente foi indicado por um colega. Seja paciente. Se você avançar para a próxima fase não se aflija sobre quantas etapas ainda devem faltar. Foque-se em seu melhor e mantenha-se positivo. Diversos fatores podem acelerar ou postergar um processo seletivo: férias do gestor, excesso de candidatos, etc.

3. Conseguir trabalho é o seu trabalho
Mesmo para os candidatos mais qualificados a busca por emprego e as entrevistas não são fáceis. Você precisa concentrar seus esforços em cada passo do caminho. O contato com o potencial empregador é o momento de você mostrar que você é a pessoa certa para a vaga. Seu futuro gestor vai querer saber quão disposto você está a encarar os desafios da posição e se dedicar à equipe. Fale sobre as experiências durante a graduação e como elas o ajudarão no dia a dia na empresa.

4. Humildade
Ninguém chega ao topo caindo de paraquedas no cargo de presidente. Toda grande jornada começa com o primeiro passo. Aceite as oportunidades com disposição e vontade de aprender.

5. Tenha um primeiro dia fantástico
Ao conseguir o emprego atenção aos detalhes. Chegue um pouco mais cedo no seu primeiro dia, vista-se adequadamente, ouça bastante e faça perguntas adequadas. É comum que pensamentos variados e dúvidas invadam sua mente. Mas não deixe a ansiedade tomar conta. Sua adaptação será gradual e você fará um ótimo trabalho. Acredite!

Traduzido e adaptado do original Understanding The Hiring Process: 5 Things New Grads Need To Know

Tags: Carreira, Emprego

Compartilhar essa página