Não se trata apenas de sorte, inteligência ou as pessoas que você conhece. Listamos cinco características comuns das pessoas de sucesso que as ajudam a atingir os seus objetivos. E a melhor notícia é que essas são qualidades que você também pode desenvolver!

1. Curiosidade

Grandes ideias não surgem se não fizermos perguntas. Todos os grandes livros começaram com um escritor se perguntando “e se?”. Toda grande descoberta científica começou com alguém perguntando “por quê?”.

Toda grande inovação, da internet até a aterrissagem na lua, só foi possível porque alguém viu um problema que precisava de uma solução e pensou: “como?”. Sem curiosidade, o nosso conhecimento não se expandiria. É o que nos leva a aprender. Mas ninguém é curioso em relação a tudo, e é por isso que somos normalmente bem-sucedidos trabalhando com áreas de nosso interesse pessoal.

2. Responsabilidade

É fácil ganhar crédito quando as coisas vão bem. Mas as pessoas bem-sucedidas não têm medo de assumir a culpa também quando as coisas vão errado. Você não vai conseguir controlar o seu destino se nada for sua responsabilidade. Culpar fatores externos e outras pessoas pela sua falta de sucesso é como colocar a sua vida nas mãos dos outros.

Ao invés de culpar o entrevistador por não ter conseguido o emprego, pense em como você poderia ter feito uma entrevista melhor. No lugar de culpar os clientes pelas vendas em queda, decida quais passos construtivos você terá que dar para inverter essa tendência. Apenas você pode tornar as coisas melhores, mas primeiro é preciso ter responsabilidade sobre o seu sucesso.

3. Reações rápidas

Já teve uma grande ideia que você jurava que seria um sucesso, mas outra pessoa a apresentou primeiro e ganhou a recompensa por isso? Muitas vezes essa outra pessoa chegou à mesma ideia depois de ver os mesmos sinais ou tendências que você, mas a diferença é: ela não perdeu tempo colocando a ideia em prática.

Muitas vezes, ser bem-sucedido significa chegar lá primeiro. A primeira marca a lançar um novo produto. O primeiro a chegar até o chefe com aquela grande ideia para melhorar as vendas. Ser o primeiro não significa ser o melhor. Mas certamente ajuda!

4. Não ter medo do fracasso

Thomas Edison falhou mais de mil vezes antes de criar uma lâmpada que funcionasse. Mas essas falhas o ensinaram coisas que acabaram levando-o a desenvolver o equipamento que usamos hoje. Medo de falhar significa medo de experimentar ou de tentar coisas novas. E sem tentar muitas vezes você não conseguirá ser bem-sucedido. Mas não lute com as suas falhas; aprenda com elas e continue supere para tentar algo diferente.

Leia também: 10 primeiros anos de carreira: você é bem-sucedido?

5. Esforço

O profissional bem-sucedido não se prende ao horário das 9 às 5, simplesmente fazendo o trabalho mínimo para receber o salário no fim do mês. Ter sucesso significa conseguir ir adiante do resto, atingindo resultados acima da média. E isso requer esforço constante. Afinal de contas, um atleta não ganha uma corrida correndo na mesma velocidade que os outros.

Agora, a decisão é sua!

O que há de comum em todas essas características é o fato de que apenas você é o responsável por suas grandes realizações. Sucesso não vem fácil. Manter-se motivado e não desistir cria chances maiores de vencer do que esperar a sorte chegar até você.

*Este artigo foi originalmente publicado no blog Worklife Austrália