O que leva à felicidade?

A relação entre a alegria no emprego e o sucesso é evidente, como mostram muitas pesquisas. Mas, é claro que a felicidade é uma experiência individual. Não existem dois funcionários com as mesmas necessidades, objetivos, preferências e personalidades.

De acordo com estudo da Robert Half “Os Segredos das Empresas e Colaboradores mais Felizes”, há, no entanto, alguns fatores universais que afetam diretamente a felicidade do colaborador. Compreender esses fatores e adaptar a sua abordagem de liderança para lidar com eles não vai apenas aumentar o engajamento dos colaboradores, mas também irá aumentar a qualidade do trabalho de sua equipe e ajudar significativamente os seus esforços de recrutamento e retenção.

Ingredientes fundamentais

O estudo, que ouviu mais de 23 mil colaboradores em oito países, mostra que, globalmente, ter orgulho da organização, se sentir tratado com igualdade e respeito e se sentir valorizado pelo trabalho que faz estão entre os principais drivers para a felicidade do colaborador.

No entanto, estes itens podem variar de acordo com o sexo, idade e até pela área de atuação da pessoa. As mulheres, por exemplo, valorizam mais a igualdade e o respeito, enquanto que os homens dizem que ter orgulho da organização é o que os deixa mais felizes.

O orgulho também está no todo da lista de todas as faixas etárias e, na divisão por área, é o principal quesito para quem trabalha com Serviços Financeiros e Tecnologia. Os profissionais de Contabilidade e das áreas Administrativas prezam pela igualdade e respeito, enquanto que aqueles do departamento Jurídico e de Marketing são guiados pela valorização do seu trabalho.

Felicidade como meta

Os empregadores não podem influenciar todos os fatores que determinam o quão feliz um funcionário é, já que eles são muito complexos. Além disso, a satisfação dos funcionários não pode ser imposta. No entanto, se a empresa definir a satisfação do funcionário como uma meta, cria a base para um clima de trabalho positivo e, portanto, uma cultura, que garante que as empresas conquistem novos talentos e retenham os funcionários no longo prazo.

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