O que fazer quando seu emprego não é aquilo que você esperava

Às vezes, as expectativas não correspondem à realidade esperada quando você se aventura no que acredita ser o emprego dos seus sonhos. Se as suas responsabilidades diárias estiverem em conflito com a descrição do seu cargo ou seu empregador mudou de ideia durante o processo de contratação, ser produtivo sob o peso da decepção torna-se um desafio. Entretanto, aceitar um trabalho sem grandes atrativos não precisa ser uma experiência negativa de carreira e nem deixar uma grande lacuna em seu currículo.

Aqui estão quatro estratégias para lidar com as consequências de aceitar um cargo abaixo de suas expectativas.

1. Converse com seu gerente sobre suas preocupações
Se você suspeitar que o seu cargo não seja o que você pensou que fosse, levante esta questão junto ao seu gerente antes de chegar a conclusões precipitadas. Seu supervisor é responsável por atrair e manter talentos, e a sua satisfação no trabalho deve ser de alta prioridade. É importante iniciar um diálogo sobre o porque de suas obrigações divergirem da descrição de cargo e solicitar tarefas que melhor se adequem à sua experiência e habilidades. Lembre-se de ser profissional, cortês e proativo durante esta discussão – se você ceder ao ressentimento, este processo começará de maneira errada.

2. Agende uma conversa com um representante do RH
Se você estiver trabalhando sem parar ou se você estiver atolado em problemas com clientes para os quais você não foi preparado, agende uma conversa com alguém de RH. Os profissionais de Recursos Humanos sabem que a insatisfação no trabalho pode ser corrosiva e são propensos a se movimentarem para lhe conseguir ajuda. Se você quiser inscrever-se em um treinamento ou solicitar condições de trabalho flexíveis, não tenha medo de oferecer sugestões que poderiam proporcionar melhorias em seu trabalho. Muitas vezes, pequenas mudanças em sua vida profissional podem provocar um grande impacto em sua disposição.

3. Procure por perspectiva
É fácil apertar o botão do pânico quando de repente você se depara com tarefas que parecem vir do nada. Mas a falta de comunicação, baixo nível de apoio e a pressão crescente podem fazer com que você se sinta seriamente incapacitado. Nesse momento, vale a pena procurar praticar alguma atividade física, uma saída no fim de semana ou alguma meditação para colocar seus problemas em perspectiva. Se isso falhar, anote as tarefas que lhe incumbiram de repente e compare-as com aquelas do cargo para o qual foi contratado – a colocação por escrito ajudará a determinar se você tem motivos para se preocupar ou se você está exagerando.

4. Respire fundo e decida seguir em frente
Às vezes, você pode esgotar todos os caminhos antes de perceber que esse novo emprego não é para você. Se você chegou a essa conclusão, não se repreenda – desistir de alguma coisa que não está certa é realmente um ato muito corajoso. Mas ao pedir sua demissão, empenhe-se em manter sua integridade e profissionalismo. Falar sobre a sua decisão com seu chefe pessoalmente, honrar seu período de aviso prévio e resistir ao impulso de insultar a empresa são atitudes cruciais para não prejudicar sua carreira. Um emprego que não condiz com seus ideais pode ser decepcionante, mas no fim ele pode ajudar a clarear a trajetória de sua carreira. Se você decidir seguir em frente, pense criticamente sobre os aspectos da função que não funcionaram para você, assim como o tipo de posição na qual você teria sucesso, pois isso lhe permitirá tomar uma decisão informada na hora de candidatar-se para um novo emprego.

Traduzido e adaptado do original What to do when the job isn't what you thought it would be...

Tags: Carreira

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