O que fazer nos primeiros 90 dias na empresa

Foi-se o tempo em que passávamos a vida toda em um só emprego. Estima-se que o trabalhador médio tenha uma dúzia de trabalhos diferentes ao longo da carreira. Se falarmos somente da geração Y, esse número sobe para 15 ou 20. Então, mais do que nunca, é importante saber o que se espera de um profissional em seus primeiros 90 dias na empresa. É um período de experiência, em que a companhia avalia o executivo e vice-versa. Marry Barra, CEO da General Motors, decidiu escrever sobre o assunto.

Apesar de ser uma exceção no mercado atual – toda a sua carreira foi construída na montadora de veículos -, Marry ocupou 12 posições diferentes na multinacional. Passou pela engenharia, pela fábrica, área de comunicações e até recursos humanos. “Independentemente de você passar toda a sua carreira em uma empresa ou em 20, você precisa aprimorar sua capacidade de começar bem em cada nova posição que abraça”, escreveu a executiva.

Ela dá cinco dicas para quem quer passar com sucesso pelos primeiros 90 dias. Veja quais são:

Coloque o cliente no centro de tudo o que você faz

Não importa se você trabalha com engenharia, contabilidade ou vendas. Se acabou de sair da faculdade ou se é um vice-presidente executivo. Lembre-se: sempre que você focar no consumidor você terá um desempenho melhor. As necessidades dele deveriam nortear cada decisão que você toma.

Escute a sua equipe

Os primeiros 90 dias são a sua melhor oportunidade para conquistar o respeito e a confiança das pessoas que trabalham com você. As pessoas não se importam com o que você sabe até que elas saibam que você se importa. Mostre-se aberto, procure soluções e escute mais do que fale. Quando você dá valor ao que os outros dizem, eles começam a se abrir e isso direciona as ideias a resultados melhores.

Reforce a sua equipe

Uma de suas responsabilidades como líder é assegurar que você tenha as pessoas certas na sua equipe. Exija comprometimento total de todos. Se você não tiver as pessoas certas, você não fará o seu trabalho – porque estará muito ocupado fazendo o trabalho deles. Se você tiver um funcionário cuja infelicidade esteja atrasando a equipe, ajude-o a encontrar a felicidade em outro lugar.

Assuma a responsabilidade

Se você herdar um problema com seu novo trabalho, não o rejeite. Nunca se esconda atrás do seu novo status ou use-o como desculpa para deixar de lado coisas que precisam ser feitas. Pegue o problema, desenvolva um plano para solucioná-lo e enfrente-o de frente. A reputação da sua equipe depende não apenas do que você faz bem, mas de como você age quando algo dá errado.

Adapte-se e aprenda

No fim das contas, seu sucesso será determinado não apenas com base em quão bom é o seu plano, mas em como você se adapta às necessidades de mudança do consumidor. Adaptação se resume a uma coisa: liderança. E uma grande parte da liderança é estar preparado para olhar o horizonte e antecipar as mudanças que estão por vir.

Tags: Carreira, Emprego

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