O que faz um analista de compras, afinal? Descubra suas funções

Por Robert Half on 1 de julho de 2022
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Se você pensa em seguir carreira como um profissional de compras ou no caso de já ser um comprador, mas está com dúvida se vale a pena continuar nessa profissão, saiba que a área de gestão de suprimentos pode ser muito requisitada pelas empresas no futuro. Se tornar um analista de compras pode ser uma ótima oportunidade para recém-formados que procuram um trabalho movimentado e com muitas possibilidades de crescimento

Quer saber exatamente o que faz um analista de compras? Continue a leitura e descubra! 

Envie sua vaga

O que é um analista de compras e qual a sua função?

Esse profissional, que é normalmente chamado por comprador ou analista de compras, é responsável por realizar todas as compras de materiais produtivos e improdutivos da companhia o que contempla: matéria prima para a produção de produtos acabados, além de negociar serviços, softwers, materiais de escritório, e entre outras necessidades da empresa.

O que faz um analista de compras ser importante para as empresas são as suas habilidades de relacionamento com fornecedores, boa capacidade de negociação, comunicação, competência de analisar mercado, contribuir para as tomadas de decisões e de possibilitar o melhor custo para as transações da empresa.

Além disso, o profissional de compras deve estar sempre atento às novas tecnologias, para executar suas funções com eficiência e qualidade. Isso porque é necessário ter e usar as ferramentas mais atuais disponíveis no mercado, como softwares de e-procurement, que tragam economia, lucros operacionais e ajudem no relacionamento com fornecedores.

Confira também: O que faz um analista fiscal e como seguir essa carreira?

O que faz um analista de compras?

A principal responsabilidade de um analista de compras é ajudar e dar assistência ao gestor do setor nas negociações comerciais, administração e distribuição dos materiais. Devido a isso, esse profissional é parte de um mercado em crescimento.  

Entre as principais demandas dessa função fazem parte: 

  • acompanhar entregas e fazer a conferência dos materiais; 

  • auxiliar no planejamento de compras da organização; 

  • buscar fornecedores e realizar negociações em busca dos melhores valores e condições de pagamento; 

  • emitir pedidos e notas fiscais; 

  • fazer o levantamento de preços e realizar o controle das compras; 

  • reconhecer quando é necessário fazer uma compra na empresa. 

  • Reuniões de alinhamento com as áreas internas como, Marketing, RH, Jurídico, Engenharia, etc.;

  • Pesquisa e cotações com fornecedores;

  • Desenvolvimento de políticas relacionadas a compras;

Leia também: Como se tornar um analista financeiro?

Como se tornar um analista de compras?

Embora haja crescimento e valorização dessa profissão nos últimos anos, ainda não existe um curso específico de graduação em gestão de compras. Geralmente, os profissionais que exercem essa função se especializam em Administração, Economia, Ciências Contábeis ou Engenharia. ​

Índice de Confiança Robert Half​ ​

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.​ ​

Para melhorar o currículo e conseguir melhores vagas no mercado de trabalho, o profissional pode fazer cursos de pós-graduação e especializações em procurement, logística e supply chain, além de fazer treinamentos relacionados a liderança e gestão de pessoas. Além disso, é necessário que o analista de compras desenvolva as mais variadas hard skills, como o uso de ferramentas digitais e técnicas de negociação, e as soft skills, como criatividade e escuta ativa. 

Todo profissional de uma organização pode ser considerado peça fundamental em diversas atividades. Ainda mais quando falamos do responsável pelas compras de insumos para a produção, que podem impactar diretamente na lucratividade do negócio. Esperamos que você possa ter compreendido com este artigo o que faz um analista de compras, sua importância e as diversas atividades que podem fazer a sua empresa ter mais rendimentos e crescer. 

Fique de olho nas nossas redes sociais para ter acesso a outras dicas valiosas. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube

Mais em nosso Blog