O que está faltando em mim?

Por Robert Half 5 de marcha 2018

Por Fernando Mantovani

Já comentei em outro post sobre a importância de se conhecer e, como eu disse, conhecer-se significa saber de suas fraquezas e pontos fortes e, além disso, permite que você entenda melhor os outros – o que facilita o trabalho em equipe – e faz de você um melhor líder.

Agora, neste artigo, vou focar nas fraquezas. Sabe aquela clássica pergunta nas entrevistas de emprego sobre: quais são seus pontos fracos? Por mais que todos saibam que a pergunta será feita, respondê-la ainda é difícil, afinal, você está ali pleiteando uma posição e vai se expor falando de seus defeitos. No entanto, o real objetivo do recrutador é conhecer a forma como ultrapassou obstáculos no passado. Será que este candidato consegue se adaptar e melhorar?

Aí vem a questão: como se preparar para essa pergunta?

Auto avaliação

Sabe a famosa análise SWOT (1), ferramenta utilizada pelas empresas para entender seu posicionamento e traçar seu plano estratégico? Que tal pensar em uma análise SWOT Pessoal?

Focando apenas nas Fraquezas (Weaknesses), tente responder às seguintes perguntas:

  • Em que aspectos você pode melhorar?
  • Que tipo de atividade ou atribuição você ainda não faz satisfatoriamente?
  • O que você não se sente confiante em fazer?
  • Existe alguma característica pessoal que você acha que te atrapalha? (Por exemplo, não gostar de falar em público)
  • Pense em alguma característica sua no trabalho ou vida pessoal que geralmente pode irritar outras pessoas. (Por exemplo, ser muito ansioso, ficar estressado fácil, chegar atrasado)

Foque em você

Tem uma frase atribuída à Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels, que diz: “Não vou olhar se meu concorrente é melhor ou pior. Eu tenho que fazer uma reflexão: o que está faltando em mim?”

Válida no mundo empresarial, podemos aplicá-la, também, na ocasião de uma entrevista de emprego. Não se preocupe com o que o seu concorrente disse ou como ele se comportou na entrevista. Foque em você e no que você precisa melhorar.

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

(1) O termo SWOT é uma sigla em inglês que significa: Strenght – Forças, Weaknesses – Fraqueza, Opportunities – Oportunidades, e Threats – Ameaças

More From the Blog...