Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O que e o efeito bumerangue nas empresas? Já ouviu falar nele? A carreira profissional, por muito tempo, foi pensada como um caminho linear no qual o colaborador permanecia na mesma empresa por muitos anos até se aposentar (sem mudar de área ou de empresa). 

Envie sua vaga

Com o passar do tempo, trocar de emprego se tornou mais comum para os profissionais que buscavam oportunidades de crescimento e novos rumos. São inúmeros exemplos possíveis incluindo investir em uma nova carreira, trocar a área de atuação, mudar de cargo, entre outras possibilidades. 

Às vezes a troca de empresa não dá certo para o profissional. Ele pode se decepcionar, não se encaixar na nova cultura ou até mesmo perceber que a troca não valeu a pena por outros motivos. Demissões, mesmo na melhor das situações, não eram muito diferentes de terminar um relacionamento e o ato de voltar para a empresa da qual o colaborador saiu não era muito comum. 

Por isso é importante sempre deixar as portas abertas para uma potencial reconexão no futuro. Com o mercado cada vez mais competitivo, a recontratação de ex-colaborador é interessante para as empresas. Esses profissionais já foram treinados e conhecem a companhia e a cultura por dentro. 

De acordo com uma pesquisa da Robert Half realizada nos Estados Unidos, 62% dos profissionais considerariam retornar a um empregador anterior se a oferta concordasse com a expectativa e outros 12% disseram que voltariam imediatamente. Na pesquisa realizada no Brasil, o índice de ex-funcionários que gostariam de voltar para suas empresas anteriores chega a 64% dos respondentes. 

Leia também: Pedi demissão e me arrependi. O que fazer?

O que fazer quando um colaborador valioso deixa a empresa

Nunca é fácil perder talentos, mas o turnover é inevitável, especialmente se o mercado estiver aquecido. Portanto, é importante considerar a "contratação-bumerangue" como uma estratégia válida de contratação de pessoal. 

Com ela, é possível resgatar bons profissionais que têm muito a contribuir com a sua empresa. Isso aumenta o pool de possíveis contratações para a companhia.

Quando um membro do time decide sair – seja para outro emprego, aposentadoria, razões pessoais, sabático ou até outro motivo – tenha os pontos abaixo em mente.​

Confira também: Turnover em alta: como evitar

O “até logo” não precisa ser para sempre

Deixe claro para o colaborador que está de saída que você ficaria feliz em re-contratá-lo. Você pode dizer “Desejo o melhor a você. Mas quero que você saiba que se a oportunidade não der certo, eu gostaria de conversar com você sobre a possibilidade de você voltar a trabalhar aqui”.

Ofereça-se para ser uma referência

É importante nutrir um bom relacionamento com o profissional que deixou a empresa. Isso faz com que ele mantenha uma relação de amizade e cordialidade com os ex-colegas e gestores. Mesmo que o profissional em questão não volte para a empresa, ele se tornará uma espécie de embaixador, ajudando a encontrar talentos e indicando-os para posições quando necessário. 

Mantenha contato

Networking é a palavra-chave. Participar do LinkedIn é fundamental e, por meio da rede social, é possível ficar de olho nos próximos passos de ex-membros da equipe e manter contato com eles. Entre em contato com eles pelo menos duas vezes por ano (seja por e-mail, ou mensagem privada) e mantenha-os atualizados sobre o que a sua empresa está fazendo no momento.

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

Contratação-bumerangue: eu voltei, agora pra ficar

No caso de ter um ex-colaborador que queira voltar a trabalhar na sua empresa, não hesite em entrar em contato com o empregador mais recente para verificar por que o relacionamento não deu certo (como você faria com qualquer outro candidato). 

O processo de contratação-bumerangue pode exigir a realização de uma entrevista formal e integração, como você faria com qualquer new hire.

Mesmo se o ex-funcionário só estiver fora por um ano ou pouco mais, muito pode ter mudado na sua organização desde que essa pessoa saiu. Isso inclui novos processos, politicas, pessoas e objetivos.

Esse profissional também poderá precisar de treinamento especializado ou de uspkilling se novas tecnologias tiverem sido implementadas desde então.

Você também pode gostar de: Volta ao escritório no modelo híbrido

Seja franco com a equipe sobre as decisões de “contratação-bumerangue”

Ao planejar reintegrar um ex-colaborador, é importante informar os outros membros da equipe para não haver ruídos desnecessários. 

É preciso ter cuidado para que os funcionários que foram fiéis à sua empresa por tanto tempo não se ressintam pelo fato de que a companhia esteja tão empolgada em recontratar alguém que a deixou anteriormente, principalmente se isso tiver resultado no acúmulo de funções para outros colaboradores.

Incentive sua equipe a compartilhar quaisquer preocupações que possam ter sobre a possível recontratação. Reserve um tempo para explicar como trazer essa pessoa de volta à equipe provavelmente beneficiará a organização.

Além disso, se você planeja recontratar um funcionário com um salário mais alto do que antes, certifique-se de confirmar que todos em sua equipe estão recebendo a compensação adequada. (O Guia Salarial da Robert Half pode ser um ponto de partida útil para essa avaliação)

Nem todo profissional gostaria de voltar, mas alguns deles certamente fariam isso, especialmente se tiverem a sensação de que são valorizados. Portanto, não descarte utilizar a contratação-bumerangue como uma estratégia válida de recrutamento e seleção. Ela pode ser uma grande vantagem competitiva. 

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.