O que é contratar ou trabalhar por projeto? Vale a pena?

Por Patricia Alves

No passado, trabalhar por projeto era sinônimo de instabilidade e sazonalidade. Mas os tempos mudaram e, hoje, os profissionais especializados em projetos são um grupo talentoso que deve fazer parte da estratégia de pessoal flexível de uma empresa. Realidade na Europa e nos Estados Unidos, a contratação de profissionais para projetos tem ganhado espaço no Brasil, principalmente porque a alta administração das companhias já começou a entender que não há necessidade de inchar a empresa com contratações para um projeto que tem data programada para início e término ou para um problema que precisa ser resolvido pontualmente.

De acordo com pesquisa da Robert Half, 87% dos 100 diretores de RH do Brasil entrevistados acreditam que, até 2020, a contratação por projeto será tão importante para o mercado quanto os contratos por prazo indeterminados.

Pense estrategicamente

Antes de tomar uma decisão, você precisa ter uma visão geral das suas necessidades de força de trabalho e um plano para atendê-las. Afinal, se você está procurando contratar alguém, não está apenas tentando colocar um corpo em uma cadeira. Você está procurando preencher uma lacuna que você tem em sua organização. E você pode achar que essas necessidades mudaram desde sua última contratação.

Por exemplo, você pode ter um profissional de contabilidade na equipe que assumiu algumas das obrigações relacionadas a contas a pagar. Se for esse o caso, você não precisará de um profissional de contas a pagar em tempo integral como você fez no passado. Um colaborador por um período determinado poderia ser o que você procura para lidar com períodos de pico de trabalho.

Em suma, pensar estrategicamente significa pensar na necessidade e não no trabalho; avaliar o longo prazo e não curto prazo. contratar trabalhadores para projetos específicos também ajuda a aliviar o peso dos funcionários em tempo integral, que podem estar sobrecarregados. Isso pode ajudar aumentar a motivação do grupo e melhorar a produtividade de toda a equipe.

Ainda não tem certeza?

O tema foi assunto de bate-papo ao vivo no Facebook e Youtube da Robert Half. O headhunter Lucas Nogueira falou sobre o assunto e tirou dúvidas dos internautas. Quer saber mais?

Assista ao vídeo:

 

Compartilhar essa página