O poder da confiança

Fernando Mantovani

Confiança é a base de qualquer relacionamento saudável, seja ele pessoal ou profissional. No livro de negócios The Five Dysfunctions of a Team, o consultor Patrick Lencioni vai além, e aponta a ausência desse sentimento como uma das principais armadilhas na construção de um time de sucesso.

Especialistas afirmam que a confiança se estabelece por meio da junção de caráter e competência.  Já no mundo corporativo, o conceito considera um profissional confiável aquele dotado de ética, que esteja alinhado à missão, visão e valores da empresa e ainda disponha do conhecimento técnico necessário para o bom desempenho de suas funções.

Quando se encontram em um ambiente de confiança, a tendência é que os profissionais se sintam mais encorajados a expor suas ideias, sem receio de estarem vulneráveis ao julgamento dos demais, por entenderem que estão inseridos em um local de compartilhamento de ideias e não de competição.

Aos profissionais das gerações mais recentes, o ponto de atenção está no imediatismo ao julgar falhas de terceiros. É preciso entender que não é ruim cometer erros. O problema está em não assumi-los, não aprender com eles e ser reincidente na mesma falha. Errar faz parte!

Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half Brasil.
Este artigo foi publicado originalmente no blog Sua Carreira, Sua Gestão, da Exame.com.

Compartilhar essa página