Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Conseguir emprego em uma multinacional é, certamente, o sonho de muitos profissionais. A possibilidade de usar uma língua estrangeira no dia a dia, reportar-se a gestores de outros países, os desafios impostos por companhias desse porte e o plano de carreira que elas normalmente têm formam um pacote que atrai muita gente, além de salários e benefícios atrativos.

Para ajudar você a ter sucesso nessa busca, preparamos este artigo. Nele, você saberá melhor o que é uma empresa multinacional. Conhecerá as competências necessárias para trabalhar em uma delas, além de receber valiosas dicas que o levarão a isso. Por fim, tomará nota de algumas grandes empresas desse tipo que operam no Brasil.

Preparado para a leitura? Então, prossiga!

Envie sua vaga

O que são empresas multinacionais e quais são as características de trabalhar em uma delas?

Uma empresa multinacional nada mais é que uma organização que opera em outros países diferentes daquele na qual tem sua matriz. Ou seja, é uma empresa de um país que tem filiais em vários outros, gerando empregos e aumentando a renda da população local.

Para os profissionais, pode ser uma ótima oportunidade de carreira. Isso ocorre porque existe uma diversidade muito grande de colaboradores, principalmente se for uma grande corporação. Ao mesmo tempo, isso constitui-se em um grande desafio de adaptação, sendo necessário superar os conflitos de gerações e culturais.

Leia também: Fazer um currículo criativo vale a pena?

Que dicas podem ser seguidas para ser empregado em uma multinacional?

Para conseguir a vaga em uma multinacional é preciso desenvolver determinadas competências. Algumas delas levam mais tempo, outras fazem parte do conjunto de habilidades interpessoais.

No entanto, é certo que qualquer que seja o objetivo, será necessário esforço e dedicação no desenvolvimento para se tornar um profissional atrativo para essas empresas.

Confira algumas dicas a seguir de fatores que determinam o sucesso nessa empreitada.

  • é imprescindível ter o domínio da língua inglesa;
  • assegure uma boa formação, seja no curso superior ou com pós-graduações e mestrado ou MBA;
  • procure manter uma carreira estável;
  • domine a comunicação oral;
  • vista-se adequadamente para uma eventual entrevista. Isso significa não escolher perfumes fortes, usar pouca maquiagem e passar longe de roupas curtas, decotadas e muito informais;
  • na entrevista de emprego, tenha uma resposta clara e objetiva em relação às suas potencialidades, suas fraquezas e saiba responder por que a empresa seria boa para a sua vida e por que você seria um bom profissional ali;
  • busque aprofundar seu conhecimento sobre a empresa antes da entrevista com o headhunter;
  • esteja preparado para responder às perguntas com segurança;
  • não articule demais nas entrevistas, pois isso pode demonstrar nervosismo ou falta de segurança;
  • tenha atenção com o português! É importante ter uma comunicação clara, objetiva e com boa qualidade verbal.​

Guia Salarial da Robert Half​​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​​

Que dicas podem ser seguidas para ser empregado em uma multinacional?

Veja a seguir as principais dicas para conseguir um cargo em uma multinacional.

Dominar outros idiomas

Para trabalhar em empresas com atuação internacional, é mandatório o domínio do inglês (pelo menos). Em último caso, é nessa língua que os profissionais se comunicarão. No entanto, é sempre um plus se a língua do país de origem também for de conhecimento do candidato.

Saber se vender

O marketing pessoal é muito importante nesse momento e o ideal é que ocorra pelo menos em duas frentes. A primeira é em relação à apresentação pessoal, o modo de falar e se vestir. A segunda recomendação é ter uma boa reputação em seu meio de trabalho, pois isso pode abrir muitas portas.

Você pode gostar de: Como organizar as informações no currículo

Conhecer a companhia "alvo"

Por fim, é importantíssimo conhecer bem a multinacional na qual se pretende trabalhar. Saber de antemão como a empresa atua em uma entrevista de emprego gera pontos positivos que favorecem uma contratação.

Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa mais aprofundada e um estudo sério sobre a história da organização, o início de sua atuação no Brasil e a finalidade de suas operações internacionais. Leva vantagem na disputa por uma vaga quem conhece mais a empresa alvo da conquista.

Conseguir emprego em uma multinacional é o grande desejo da maioria dos profissionais atuantes no mercado de trabalho brasileiro. Trabalhar em uma companhia desse porte pode trazer um bom plano de carreira, além de muito aprendizado e um maior rendimento também.

Empresas multinacionais costumam pagar salários mais altos, além de ótimas recompensas a bons trabalhadores por meio de programas de participação nos lucros e dividendos.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para seguir nosso perfil nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!