Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por Fernando Mantovani

A Copa do Mundo está chegando e existe muita semelhança entre a forma com a qual um time de futebol é conduzido e como uma equipe é liderada no mundo corporativo. Mas qual é a função do capitão no futebol?

Comandar, treinar, instruir, posicionar o time. Essas são algumas das funções do técnico de futebol, aquela figura que, do lado de fora da quadra, passa as instruções, observa as jogadas, cobra resultados.

Já o capitão, esse fica no meio do campo. Geralmente, este é um jogador experiente e com bom relacionamento com o clube, com o restante da equipe e com os torcedores. Ainda que extraoficialmente, o capitão tem a função de dirigir a equipe em campo, motivar o time, comandar, treinar, instruir, posicionar…

Trazendo para o mundo corporativo, até bem pouco tempo atrás, um bom líder de equipe era comparado a um técnico de futebol. Aquele capaz de gerir um time, formado por pessoas diferentes, em diferentes funções, mas todos em prol de um único objetivo. Será que essa é realmente a função de um líder? Olhar de fora, ver os movimentos, corrigir e cobrar? Na minha opinião, o líder de hoje deve se comportar mais como capitão do que como técnico do time. Ele deve estar “dentro de campo”, entender o que acontece no dia a dia e servir de exemplo para os demais integrantes do “time”.

Você também pode gostar de: Extraindo o melhor do seu time

Um bom líder

O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que, juntos, possam alcançar os objetivos comuns. A liderança está relacionada com a motivação, o incentivo e o trabalho em equipe, porque um líder eficaz sabe como estimular a equipe a dar o seu melhor.

Dicas para liderar pelo exemplo

  • Bola no pé: saiba fazer o que precisa que os outros façam. Você não precisa jogar em todas as posições, mas é importante que entenda o conceito, as necessidades e o mercado em que atua.
  • Ouça a equipe para ser ouvido: um sinal de boa liderança é saber que você não sabe de tudo. Ouça e peça feedback à sua equipe regularmente para conquistar a confiança deles e juntos possam checar ao objetivo final.
  • Incentive: dê as diretrizes, mas deixe sua equipe trabalhar, criar e inovar.
  • Conheça seu time: ninguém é igual a ninguém e para que uma equipe tenha um bom desempenho é necessário que o líder tenha consciência de que cada jogador possui suas características individuais. Dessa forma, a proximidade da liderança com o colaborador pode gerar uma situação propícia ao cumprimento dos objetivos organizacionais.

jogadores

A importância da liderança ética

Quando você lidera pelo exemplo, isso demonstra sua própria integridade e ética como líder e demonstra aos colaboradores que você está disposto e é capaz de realizar as tarefas necessárias. 

  • Alinhamento: Liderar pelo exemplo é alinhar o que você faz com o que você diz. Se você é coerente, o seu time apreciará o seu comprometimento. Isso cria uma cultura de respeito mútuo, que ajuda a equipe toda a trabalhar junta de forma mais efetiva.
  • Aumentar a motivação: Liderar pelo exemplo aumenta a motivação do time. Uma parte fundamental da liderança ética e alinhada é a comunicação com sua equipe, para que eles saibam o que você está fazendo e por quê. Isso torna mais fácil para eles se sentirem envolvidos e cria um ambiente de equipe feliz.
  • Melhorar a produtividade: Empresas que têm um estilo de liderança pelo exemplo são produtivas. Desta forma, é possível aumentar o engajamento e a produtividade dos funcionários. Isso torna mais fácil para as empresas manter a equipe, encantar os clientes e alcançar os principais objetivos.

Desenvolvimento de futuros líderes

Liderar pelo exemplo é uma maneira poderosa de demonstrar as habilidades de liderança que você valoriza. Cada interação é uma chance de:

  • desenvolver sua comunicação
  • escutar de forma ativa e aprender com os outros
  • ter responsabilidade
  • demonstrar sua inteligência emocional

Confira também: Formando uma equipe de sucesso

O que acontece quando você não lidera pelo exemplo?

Uma liderança ruim leva a uma alta rotatividade de colaboradores. Isso diminui o senso de conexão e de lealdade por parte deles. Pela mesma razão, o moral e a produtividade da equipe tendem a ser baixos. Colaboradores e clientes esperam que as empresas operem em alinhamento com seus valores e sejam socialmente responsáveis ​​- é por isso que é importante liderar pelo exemplo.

Criando uma Equipe Vencedora

Baixe o material completo, gratuitamente, clicando na imagem

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.