Por Adriana Fonseca

Você foi chamado para uma entrevista de emprego? Então, se estiver realmente interessado na vaga, prepare-se para esse momento.

Para que você possa fazer o seu melhor diante do headhunter, preparamos um check list para você não esquecer de nada. Veja só:

Roupa para entrevista

Pense na roupa que vai usar e veja se ela está adequadamente limpa e passada. Importante lembrar que as peças devem estar em sintonia com o tipo de empresa que está contratando. Companhias formais pedem roupas mais formais, assim como é melhor vestir-se de maneira casual em uma startup.

[Leia também: Tenho uma entrevista marcada. Devo tirar barba e piercing?]

O que levar para a entrevista?

Prepare sua bolsa: currículo impresso, carregador de celular, balas, carteira, caneta e bloquinho de notas

Cuidado com atrasos

Verifique com antecedência o local da entrevista e as informações de contato do entrevistador. 

Além disso, cheque quanto tempo levará para chegar ao local e planeje a hora de sair. De acordo com Carolina Cabral, Gerente de Recrutamento da Robert Half, um simples atraso para a entrevista pode fazer a diferença durante o processo seletivo, conforme ela explica no vídeo abaixo:

Perguntas que todo headhunter faz

Revise as questões que os recrutadores normalmente fazem e repasse as respostas (ou ao menos o que pretende dizer)

Seus resultados

Tenha em mente as suas conquistas e competências que gostaria de mencionar durante a entrevista

Estude a empresa

Pesquise sobre a empresa que está com a vaga aberta e esteja preparado para fazer algumas perguntas. Como já dissemos em outras oportunidades, a entrevista é uma via de mão dupla

* Adriana Fonseca é jornalista, tem anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.