Nunca almoce sozinho – os segredos do networking

Conversando com um colega de trabalho em uma reunião alguns dias atrás, ele me indicou o livro “Nunca Almoce Sozinho”, de Keith Ferrazzi. Bem verdade que a obra não é nova, teve sua primeira edição lançada em 2005, mas só tive acesso a ela agora e acho que vale compartilhar seus ensinamentos e sugerir a leitura. E não sou só eu que acho isso. O livro esteve entre os mais vendidos segundo a lista do “The New York Times” e seu autor é palestrante requisitado até hoje.

Como o título sugere, trata-se de um livro que revela os segredos do networking. Nas páginas de “Nunca Almoce Sozinho”, Ferrazzi conta em detalhes os passos que deu e a abordagem que usou para se conectar a milhares de colegas e amigos de sua lista de contatos. Pessoas que o ajudaram e as quais ele ajudou. Também estão destacadas no livro as estratégias de networking das pessoas mais bem relacionadas do mundo, como Katherine Graham, Bill Clinton e Dalai Lama, que, de acordo com o autor, são atemporais.

A fórmula de Ferrazzi, como ele mesmo conta, é baseada em generosidade, o que inclui ajudar os amigos a se conectarem com outros amigos. A rede de relacionamentos genuína, segundo ele, não tem nada a ver com o que frequentemente ouvimos por aí sobre networking – aquele contato desesperado quando se precisa de alguma coisa. Quer ver quatro dicas que resumem os princípios de uma boa rede de contatos? Vamos a elas, todas extraídas das páginas de “Nunca Almoce Sozinho”.

1. Não mantenha uma pontuação Nunca é simplesmente sobre obter o que se quer. É sobre obter o que você quer e assegurar que as pessoas que são importantes para você também tenham o que elas querem.

2. Contato constante É importante entrar em contato com as pessoas do seu círculo de relacionamento todo o tempo – não apenas quando você precisa de alguma coisa.

3. Nunca almoce sozinho A dinâmica é a mesma se você está trabalhando em uma empresa ou participando de um evento social – a invisibilidade é um destino pior que o fracasso.

4. Torne-se o rei do conteúdo Aprenda como usar as redes sociais para fazer conexões significativas, incitar envolvimento e selecionar uma rede de pessoas que possam lhe ajudar com seus interesses e objetivos.

“Sua rede de contatos é o seu destino”, escreve Ferrazzi no livro. “Nós somos as pessoas com as quais interagimos. Nossos salários, nosso humor, a saúde de nossos corações e o tamanho de nossas barrigas – todas essas coisas são determinadas por quem nós escolhemos interagir e pela forma como fazemos isso.” Em outro parágrafo, Ferrazzi continua. “E, por isso, ter o controle de seus relacionamentos significa ter o controle da sua carreira e do seu futuro.”

Tags: Carreira

Compartilhar essa página