Tempo estimado de leitura: 3 minutos

As new hires — ou novas contratações — demandam muito planejamento para garantir precisão nas escolhas do setor de RH e dos gestores de cada departamento. E mesmo assim, a tomada de decisão nem sempre reflete a assertividade diagnosticada ao longo do processo seletivo.

É importante analisar, aqui, o quanto esse é um problema comum e do qual ninguém tem a resposta definitiva para solucioná-lo. Mas é possível, sim, minimizar essa ocorrência que gera prejuízos múltiplos de recursos, como tempo e a própria produtividade da organização em si.

E dos profissionais, claro.

Para entender melhor como avaliar o trabalho de new hires nas empresas, no episódio do podcast da Robert Half nós conversamos com Eduardo Carmello, CEO e fundador da Entheusiasmos Consultoria — e com Glauco Benatti, gerente de desenvolvimento da Robert Half.

Confira os insights dessa produtiva conversa sobre o assunto!

Leia também: Contratação temporária: entenda como funciona e como fazer

Envie sua vaga

Quais são as melhores práticas para atrair um candidato?

Existe um consenso entre ambos os participantes: a melhor prática para atrair um candidato é conhecer as soft skills e hard skills para cada cargo e, também, o fit cultural conforme o DNA da organização.

Assim, fica mais fácil iniciar uma jornada positiva e propositiva antes mesmo de contratar um dos candidatos do processo seletivo. Sem falar na realização de etapas que permitem uma imersão maior de cada possível futuro colaborador desde o princípio, como:

  • feedback;
  • processo de admissão personalizado e alinhado às exigências de cada cargo;
  • acolhimento;
  • infraestrutura adequada;
  • plano de trabalho.

Esses aspectos ajudam a inserir o profissional nessa atmosfera positiva e capaz de criar uma experiência igualmente diferenciada na organização.

Você também pode gostar de: Contratações por projetos: modalidade não para de crescer

Por que é difícil encontrar a pessoa certa em processos seletivos?

Essa é uma pergunta valiosa e que ninguém tem — ainda — uma resposta definitiva. Mas as boas práticas acima citadas e estratégias exclusivas de atração e retenção de talentos ajudam a tornar as decisões mais precisas e assertivas, consequentemente.

Eduardo Carmello aponta para o desafio em identificar soft skills (atitudes, personalidades e questões comportamentais) com profundidade em um processo seletivo.

Mas ressalta a importância delas para almejar o tal do fit cultural. E, ainda, assim, Carmello aponta o valor que a empresa proporciona aos colaboradores quando tenta suprir esse gap (de soft e de hard skills) por meio de treinamentos. 

Já Glauco Benatti complementa o desafio, fazendo coro ao que Carmello destacou, mas avaliou o peso positivo do onboarding individualizado. Com soluções digitalizadas é possível estabelecer parâmetros distintos para identificar e treinar valores conforme o perfil de cada colaborador.

Índice de Confiança Robert Half​ ​

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.​ ​

O fit cultural é muito importante

Isso tudo ajuda a compor um alinhamento de fit cultural e agrega soluções em múltiplos níveis para tornar a assertividade de um processo seletivo ainda maior.

Carmello só alerta para algo ainda pouso discutido, atualmente, nesse sentido: o retorno sobre investimento de new hires? Ou seja: quando — e como — avaliar a assertividade de uma contratação.

Além do turnover, o CEO e fundador da Entheusiasmos Consultoria prega que esse ROI diz respeito à toda a organização e não só ao RH. Afinal, essa métrica é compartilhada pelo trabalho coletivo do RH, de quem realiza o onboarding e da gestão de cada área e departamento. 

Simplificar para uma parte do processo, apenas, pode trazer resultados equivocados para uma análise profunda sobre a capacidade de retenção (e do fit cultural) de talentos.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto e entender o impacto dos new hires nas organizações, e como trabalhar para agregar assertividade ao processo seletivo? Clique aqui e ouça o episódio de nosso podcast na íntegra!

Clique para outros episódios do Robert Half Talks

Episódio #1: ESG: como ele impacta na hora de contratar? - com Carlo Pereira e Fernando Mantovani

Episódio #2: Match Perfeito na contratação - com Paul Ferreira, da FDC, e Mário Custódio

Episódio #3: Guia Salarial - com Leonardo Berto e Vitor Silva

Episódio #4: Saúde Mental - com Jackie de Botton, da TSOL, e Maria Sartori

Episódio #5: Transformação Digital nas empresas brasileiras - com Edvalter Becker Holz, do Insper, e Caio Arnaes

Episódio #6: Oficeless: desafio para o RH - com Matheus Fonseca, da Movile, e Lucas Nogueira

Episódio #7: Que venha 2022 - com Vittorio Danesi, da Simpress, e Fernando Mantovani

Episódio #8: Diversidade e Inclusão - Denise Brito, da Sodexo Débora Ribeiro

Episódio #9: Mentiras no Currículo - Amanda Adami e Thiago Zuppo (Robert Half)

Episódio #10: Dia Internacional da Mulher - Flavia Alencastro, Maria Sartori (Robert Half) e Tatiana Monteiro de Barros (UniaoBR) 

Episódio #11: Dia Internacional da Felicidade - Érika Moraes (Robert Half) e Renata Rivetti (Reconnect Happines at Work) 

Episódio #12: Tendências em Benefícios - Marcela Esteves (Robert Half) e Cesário Nakamura (Alelo) 

Episódio #13: Mitos e Verdades do Recrutamento - Alexandre Attauah e Carolina Cabral (Robert Half) 

Episódio #14: Universidades X Mercado de Trabalho - Leo Berto (Robert Half) e Professor Carlos Netto (Mackenzie) 

Episódio #15: Filhos no Curriculo - Michelle Terni (Filhos no Currículo) e Mariana Horno (Robert Half) 

Episódio #16: Síndrome do Impostor - Henrique Bueno (Wholebeing Institute Brasil) e Maria Sartori (Robert Half)

Episódio #17: Infoxicação - Luciano Pires (Café Brasil) e Vitor Silvério (Robert Half)

Episódio #18: Motivações para a liderança - Tatiana Iwai (Insper) e Mario Custódio (Robert Half)

Episódio #19: O futuro do trabalho  - Daniel Luz (Miranos) e Lucas Nogueira (Robert Half)

Episódio #20: Neurodiversidade - Christine Schroeder (UFRGS) e Debora Ribeiro (Robert Half)

Episódio #21: Burnout - Rui Brandão (Zenklub) e Erika Moraes (Robert Half)

Robert Half Talks

Lançado em outubro de 2021, o Robert Half Talks está disponível nas principais plataformas de áudio e agregadores de podcasts. Em um bate-papo inteligente e descontraído entre headhunters da companhia e grandes nomes do mercado, o Robert Half Talks será uma atração quinzenal, com o objetivo de levar aos ouvintes discussões relevantes sobre o futuro do trabalho e dicas de como se adaptar a um mundo em constante transformação.

Mais informações sobre o Robert Half Talks você confere em: Podcast: Robert Half Talks | Robert Half